passageiros
Transportes

Drones com passageiros a bordo serão testados no Reino Unido ainda neste ano

O voo teste tripulado está programado para ocorrer no mês de setembro

A empresa Autonomous Flight revelou planos para transportar passageiros a bordo de um drone, pela primeira vez na história do Reino Unido. O voo teste tripulado será realizado pela aeronave elétrica Y6S, que pode voar a uma altitude de 457 metros e atingir uma velocidade máxima de 112 km/h.

Y6S foi projetado por engenheiros de Oxfordshire para viajar do aeroporto de Londres-Heathrow à estação ferroviária de Charing Cross, localizada no centro da cidade, em apenas 12 minutos. O trajeto, de automóvel, dura aproximadamente uma hora – em dias de trânsito fluído.

Drones com passageiros a bordo

O fundador da empresa, Martin Warner, está convencido de que os veículos de decolagem e aterragem vertical (VTOLs) serão uma realidade a todos, oferecendo às cidades movimentadas uma atualização em termos de transporte. Segundo ele, as pessoas usarão os drones sobretudo para se deslocar ao trabalho:

Um dia, absolutamente, haverá um sistema de transporte aéreo e pessoas usando drones autônomos de passageiros ou, de fato, pilotando drones como outra forma de começar a trabalhar. – Martin Warner

passageiros 01

Y6S pode atingir uma velocidade máxima de 112 km/h (Crédito: Autonomous Flight)

Até agora, a Autonomous Flight realizou apenas testes sem passageiros. A ideia de colocar passageiros a bordo representa um grande passo na trajetória da empresa, que está estudando formas de reduzir o risco de ataques cibernéticos e, acima de tudo, aprimorar a segurança das viagens.

passageiros 02

A aeronave é capaz de voar a uma altitude de 457 metros (Crédito: Autonomous Flight)

A empresa concluiu alguns experimentos com sacos de areia, simulando o peso humano no interior da aeronave, e está confiante no sucesso dos testes com passageiros. A nova versão da Y6S deverá ser lançada no final de março de 2018, sendo o voo teste programado para ocorrer em setembro.

A Y6S está passando por uma série de testes. No final de março, teremos um conceito completo e vivo – 70% do conceito será o protótipo .– Martin Warner

passageiros 03

A nova versão da aeronave deverá ser lançada em março de 2018 (Crédito: Autonomous Flight)

Um detalhe curioso é que o próprio Martin Warner será um dos passageiros do voo teste. Ele anunciou que estará a bordo da Y6S quando decolar. Se tudo correr bem com a iniciativa, a Autonomous Flight poderá sedimentar um espaço importante no crescente mercado global de VTOLs.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Futuro Exponencial é um site dedicado a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade. Contate-nos: contato@futuroexponencial.com

Comentários no Facebook