Tecnologia

Drone resgata dois banhistas adolescentes em praia da Austrália

Um drone salvou, nesta quinta-feira (18), dois banhistas adolescentes que estavam se afogando na região costeira de Nova Gales do Sul, na Austrália. Os jovens estavam nadando a 700 metros da praia, em meio a ondas de três metros de altura, quando foram resgatados pelo veículo aéreo não tripulado.

Banhistas em apuros

Os banhistas, com idades entre 15 e 17 anos, foram avistados por um popular, que avisou imediatamente à equipe de busca e salvamento de Ballina. Então, um dos salva-vidas responsáveis direcionou o drone à localização indicada e, em poucos segundos, conseguiu localizar os adolescentes em apuros.

Após posicionar o drone sobre os banhistas, o salva-vidas liberou um dispositivo de flutuação que infla ao atingir a água. Os adolescentes conseguiram se agarrar ao dispositivo enquanto nadavam de volta à costa. Apesar de exaustos, os jovens não sofreram qualquer ferimento, retornando sãos e salvos:

Enquanto um salva-vidas chegaria no mesmo local em 6 minutos, o drone conseguiu localizar os adolescentes, se posicionar adequadamente e lançar o dispositivo de flutuação em apenas 70 segundos. Jai Sheridan, o profissional que pilotou o veículo não tripulado, classificou o episódio como “surreal”:

Entre tirar e detectar os nadadores e depois implementar o dispositivo de flutuação, demorou apenas cerca de 70 segundos. Estou tão feliz que foi um bom resultado e que esses dois meninos conseguiram chegar à costa com segurança. – Jai Sheridan

banhistas 01
É a primeira vez que um drone é usado em uma missão de resgate marítimo (Crédito: Little Riper Lifesaver)

Drones salva-vidas

No mês passado, o governo australiano anunciou o investimento de US$ 430 mil em tecnologia de desenvolvimento de drones, como parte de um experimento piloto na Nova Gales do Sul. Pago pelos contribuintes da cidade, o veículo provou seu valor ao resgatar os dois adolescentes:

Este é o primeiro resgate mundial. Nunca antes um drone equipado com um dispositivo de flutuação foi usado para resgatar nadadores. – John Barilaro (Vice-primeiro-ministro da Austrália)

Embora os drones tenham a capacidade de salvar vidas em desastres naturais e em missões de resgate, muitas pessoas ainda os consideram meros brinquedos. O episódio ocorrido hoje, na Austrália, poderá oferecer novas perspectivas às pessoas que ainda não acreditam no potencial desta tecnologia.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação

Futuro Exponencial é um site que se dedica a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook