Transportes

Conheça DeLorean DR-7, o carro voador que poderá revolucionar o transporte pessoal

Em 1975, o norte-americano John DeLorean fundou uma pequena montadora de veículos chamada DeLorean Motor Company (DMC). A empresa produziu um único modelo, o DeLorean DMC-12, que acabou sendo um fracasso de vendas. Como resultado, a DMC teve de fechar suas portas em 1982.

Apesar da infelicidade da empresa, o veículo se tornou um ícone da cultura pop nos anos 80, graças ao seu papel principal como máquina do tempo na trilogia Back to the Future. Em uma das passagens mais marcantes do primeiro filme, Doc Brown arremata: “Estradas? Para onde vamos, não precisamos de estradas”.

Passadas mais de três décadas desde a exibição de Back to the Future, o desejo de produzir carros voadores parece ainda estar no sangue dos DeLoreans. Agora, uma nova geração da família está buscando assumir novamente o centro das atenções com um modelo inovador de transporte aéreo.

Paul DeLorean não apenas é sobrinho de John DeLorean, mas CEO e designer-chefe da DeLorean Aerospace, empresa que fundou em 2012 com o objetivo de construir veículos de decolagem e aterrissagem vertical (VTOL, do inglês Vertical Take-Off and Landing).

DeLorean DR-7

A empresa está atualmente desenvolvendo o modelo DR-7. A aeronave tem dois conjuntos de asas, um par na frente e outro na parte de trás, além de dois grandes ventiladores canalizados, montados ao longo da estrutura central.

delorean 01
A aeronave tem dois conjuntos de asas, um par na frente e outro na parte de trás (Crédito: DeLorean Aerospace)

Com quase 6 metros de comprimento e 18,5 metros de largura, o modelo DR-7 possui assentos para duas pessoas e tem peso reduzido ao mínimo para alcançar velocidade e manobras incomparáveis.

delorean 02
O modelo tem quase 6 metros de cumprimento e 18,5 metros de largura (Crédito: DeLorean Aerospace)

Misturando tecnologias inovadoras com um estilo audaz, o modelo almeja oferecer uma experiência de voo estimulante. A aeronave tem um avançado sistema de propulsão elétrica e um design de asas dobráveis, permitindo que se encaixe perfeitamente em uma garagem grande.

delorean 03
O carro voador tem um avançado sistema de propulsão elétrica (Crédito: DeLorean Aerospace)

Planos para o futuro

DeLorean Aerospace ainda está na fase de pesquisa e desenvolvimento, mas já construiu dois modelos de escala. A empresa estima que o protótipo voador de tamanho completo esteja concluído até 2018. Os testes deverão ser realizados no deserto da Califórnia, inicialmente sem humanos a bordo.

Estamos avançando em um protótipo de tamanho grande e pilotado que levará dois passageiros e será projetado para operar, totalmente elétrico, para uma autonomia de 200 km/h. – Paul DeLorean

A expectativa da empresa é tornar a aeronave disponível para todos, sem que seja necessário qualquer licença especial. Embora existam muitos desafios pela frente, Paul está entusiasmado com o andamento do projeto e acredita que, em menos de 15 anos, não precisaremos mais de estradas.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação

Futuro Exponencial é um site que se dedica a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook