Inovação

Compreendendo o crescimento exponencial com a analogia do Lago Michigan

Imagine que você esteja em 1940. Enquanto caminha pelas ruas de Chicago, você se dá conta que, por alguma razão, o Lago Michigan está completamente vazio. Incomodado com a situação, você imediatamente se desloca até a prefeitura da cidade para que sejam tomadas as providências necessárias.

A Prefeitura agradece o aviso decide nomeá-lo como Diretor do recém-criado Departamento de Limnologia, atribuindo a você uma importante missão: encher completamente o Lago Michigan.

Por falta de recursos e funcionários, a Prefeitura impõe as seguintes regras:

1. Você deverá encher o Lago Michigan sozinho;

2. Você poderá adicionar apenas uma onça de água (30 ml) por dia;

3. Após 18 meses, você poderá adicionar duas onças de água (60ml) por dia;

4. Após mais 18 meses, você poderá adicionar quatro onças de água (120ml) por dia;

5. E assim por diante.

Em resumo, ao pensar sobre a missão atribuída, você conclui que, nessas condições, encher o Lago Michigan vai demorar um tempinho… mas, honrado com a lembrança, decide aceitar a diretoria do departamento e dar início às atividades. Let’s get started!

lago michigan 1940

1952

Doze anos se passam e você segue firme suas atribuições. Em 1952, você adicionou em torno de um galão de água no Lago Michigan. Contente com o trabalho desempenhado, o novo Prefeito sancionou um decreto para mantê-lo, por tempo indeterminado, como Diretor do Departamento de Limnologia.

lago michigan 1952

1961

Mais 9 anos se passam. A esse ponto, encher o lago virou sua missão de vida. Você já tem pouco mais de 150 galões. Como a Prefeitura segue passando por dificuldades, a missão continua atribuída exclusivamente a você.

lago michigan 1961

1970

Você preencheu o lago com 16.000 litros de água, o equivalente a uma piscina de tamanho médio. Embora seja uma quantidade razoável, você percebe que não é nada em comparação com o tamanho do Lago Michigan.

lago michigan 1970

2000

Três décadas se passam e você sente que não fez qualquer progresso. O chão do lago apresenta um leve brilho, mas são algumas polegadas de água e nada mais. A maioria dos Departamentos criados pela Prefeitura já foram extintos (exceto o seu).

lago michigan 2000

2012

Ainda nada. Setenta e dois anos após ser nomeado Diretor do Departamento de Limnologia, você ainda não tem água suficiente para que um peixinho dourado possa flutuar no lago. Terá sido tudo em vão? No limite do cansaço físico e mental, e prestes a desistir, você resolve dedicar seus últimos anos para concluir a missão.

lago michigan 2012

2021

Quando você menos espera, tudo muda: o lago está agora com 40 metros de água. Emocionado pela primeira vez com o progresso, embora com a saúde bastante debilitada, você percebe que não conseguirá investir uma nova década para encher o lago. Decide, então, dedicar os últimos 5 anos para tentar cumprir a atividade.

lago michigan 2021

2024

As coisas começam a melhorar e você consegue ver mais da metade do lago cheio. Apesar de bastante debilitado, você internaliza que será seu último ano enchendo o Lago Michigan.

lago michigan 2024

2025

Durante 70 primeiros anos no cargo, você não viu muito progresso na missão e chegou a cogitar que o lago jamais pudesse ser preenchido, mas as coisas mudaram drasticamente nos últimos anos. Agora, com a chegada de 2025, surpreendentemente o trabalho de toda uma vida está terminado!

lago michigan 2024

Não subestime o poder do crescimento exponencial

Em síntese, o exercício de imaginação acima, proposto por Kevin Drum, ilustra o poder do crescimento exponencial, o qual nosso cérebro (local e linear) muitas vezes não consegue compreender.

No exemplo acima, o Diretor do Departamento de Limnologia, no momento em que recebeu o cargo, não se deu conta de quando a atividade poderia ser concluída (ou se realmente poderia ser concluída algum dia).

Sem nenhum planejamento, o Diretor seguiu executando diariamente a tarefa que lhe foi atribuída pela Prefeitura, inserido na lógica industrial – linear, previsível e repetitiva – que impera até os dias atuais.

O grande problema é que o pensamento linear limita a nossa percepção do mundo acelerado em que vivemos, que se desenvolve em padrão completamente diverso: o exponencial.

Por desconhecer o poder do crescimento exponencial, o Diretor não soube mensurar quando terminaria o trabalho. Embora tenha concluído a tarefa com êxito, foi necessário despender toda sua vida para encher o Lago Michigan.

A exemplo dele, a maioria de nós insiste em acreditar que os próximos anos serão lineares, como foram os anteriores. No entanto, enquanto seguimos executando um raciocínio incremental, a tecnologia computacional está crescendo exponencialmente.

Estamos “preenchendo” o Lago Michigan todos os dias

Robótica, inteligência artificial e nanotecnologia são apenas algumas das tecnologias exponenciais com o potencial de trazer profundas transformações nos próximos anos. Contudo, mesmo enxergando diversos progressos à nossa volta, o pensamento linear nos faz acreditar que nada está acontecendo.

Voltando ao exemplo do lago, o Diretor acreditou que nada estava acontecendo nos primeiros 70 anos. Foi quando, nos últimos 15 anos, viu o progresso avançar e, em questão de 5 anos, viu o lago ser preenchido completamente.

Os avanços das novas tecnologias influenciarão significativamente o mercado de trabalho. Desse modo, muitas profissões serão afetadas na próxima década. Quando a revolução da robótica e da inteligência artificial se consolidar, isso vai acontecer rapidamente e transformar nosso mundo de cabeça para baixo.

O Lago Michigan está sendo “preenchido” com “onças de água” todos os dias. E mesmo que seja difícil enxergarmos o progresso agora, quando menos nos dermos darmos conta, o “lago” estará cheio.

Em síntese, quando esse momento chegar, muitos ficarão decepcionados por não ter se preparado para a nova realidade. Já outros colherão os frutos das infinitas oportunidades que irão surgir.

Enfim, no futuro em qual categoria você desejará estar?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação

Futuro Exponencial é um site que se dedica a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook