Inovação

O crescimento exponencial transformará a humanidade nos próximos 30 anos

Há mais de uma década, Peter Diamandis tem empreendido esforços para compreender de que maneiras o crescimento exponencial poderá impactar o mundo e promover mudanças em todas as esferas da sociedade.

O futurista é conhecido por ter fundado com Ray Kurzweil a Singularity University (2008). Trata-se de uma das primeiras universidades do mundo dedicadas a solucionar desafios globais e estudar os impactos da expansão tecnológica.

Em 2012, Diamandis publicou, em coautoria com Steven Kotler, o livro Abundance. Na obra, sustentou que a humanidade vive um mundo de abundância. Ou seja, uma visão global baseada na mudança exponencial. Em síntese, que nos remete à ideia de disponibilidade generalizada de produtos e serviços.

Em recente artigo, afirmou que a extraordinária taxa de crescimento exponencial vivenciada nos dias de hoje transformará significativamente a humanidade nas próximas três décadas.

O crescimento exponencial reinventará a humanidade como a conhecemos

Para Diamandis, o crescimento exponencial, mais do que causar disrupção nas indústrias, reinventará a humanidade. Em resumo, ela nos conduzirá a um novo passo evolutivo: a meta-inteligência.

O conceito corresponde a um futuro no qual todos estaremos conectados, compartilhando nossos pensamentos, conhecimento e ações.

meta connection
Meta-inteligência: cérebro com cérebro, a partir da nuvem

Segundo o futurista, quatro principais forças motrizes conduzirão à transformação da humanidade a uma meta-inteligência tanto dentro como fora da Terra:

1. Conexão planetária

Só para ilustrar: existem hoje mais de 3 bilhões de pessoas conectadas à Internet.

Dentro de uma década, o número de pessoas conectadas à rede aumentará para cerca de 8 bilhões. Além disso, cada pessoa terá acesso à conectividade de alta velocidade.

Empresas como Google, Facebook e SpaceX estão disputando uma verdadeira corrida para conectar todo o planeta, respectivamente por balões, drones e satélites (conheça um pouco mais sobre os projetos AQUI).

2. Interface cérebro-computador

Laboratórios ao redor do globo estão trabalhando para criar conexões duradouras entre o mundo digital e o neocórtex humano. A empresa Kernel, fundada pelo empresário Bryan Johnson, tem por missão aumentar a inteligência humana e qualidade de vida.

Mas qual é, afinal, a expectativa de Johnson? Em resumo, ao conectar o neocórtex com a nuvem, o ser humano poderá inicialmente aprimorar suas funções cognitivas e a capacidade de memória.

Em um futuro próximo, poderíamos conectar nossos cérebros com a mente de outras pessoas. Poderemos também conectar com inteligências artificiais emergentes. Ou seja, algo similar ao que está ocorrendo, aos poucos, com os dispositivos móveis na Internet das Coisas.

3. Inteligência Artificial/Inteligência Humana

Em seu livro The Singularity Is Near (2006), Ray Kurzweil popularizou a ideia de singularidade tecnológica, o momento no tempo em que a IA ultrapassará a inteligência humana (o que aconteceria por volta de 2029).

Embora muitos estudiosos não acreditem que a previsão de Kurzweil possa se concretizar, é inegável que estamos à beira de uma revolução da IA. Empresas como Google, Facebook e IBM estão investindo com força nos segmentos de IA, Machine Learning e Deep Learning.

Em síntese, uma nova corrida está se iniciando. Além disso,, ao que tudo indica, promoverá avanços surpreendentes nos próximos anos.

4. Abertura da fronteira espacial

O ser humano está prestes a se tornar uma espécie multiplanetária. Bilhões de dólares estão sendo investidos na indústria espacial comercial. Só para ilustrar: a Blue Origin, criada pelo fundador da Amazon (Jeff Bezos), está investindo esforços para levar a humanidade de volta à Lua.

Já a SpaceX, do visionário Elon Musk, planeja levar humanos até Marte nos próximos 6 anos.

De acordo com Peter Diamandis, o crescimento exponencial dos avanços tecnológicos promoverá mudanças significativas para a humanidade nas próximas três décadas. Enfim, cabe a todos, enquanto líderes, empresários e pais, inspirar e guiar essas transformações.

O que faremos nos próximos 30 anos – as pontes que construímos até a abundância – afetará o futuro da raça humana nos próximos milênios. Nós estamos vivendo o momento mais emocionante da história humana. – Peter Diamandis

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação

Futuro Exponencial é um site que se dedica a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook

Leia também

Fechar