crescimento exponencial
Inovação

O crescimento exponencial transformará a humanidade nos próximos 30 anos

Para Peter Diamandis, nós estamos vivendo o momento mais emocionante da história humana

Há mais de uma década, Peter Diamandis tem empreendido esforços para compreender de que maneiras o crescimento exponencial poderá impactar o mundo e promover mudanças em todas as esferas da sociedade.

O futurista é conhecido internacionalmente por ter fundado com Ray Kurzweil a Singularity University (2008), uma das primeiras universidades do mundo dedicadas a solucionar desafios globais e estudar os impactos da expansão tecnológica.

Em 2012, Diamandis publicou, em coautoria com Steven Kotler, o livro Abundance. Na obra, sustentou que a humanidade vive um mundo de abundância – uma visão global baseada na mudança exponencial que nos remete à ideia de disponibilidade generalizada de produtos e serviços.

Em recente artigo, afirmou que a extraordinária taxa de crescimento exponencial vivenciada nos dias de hoje transformará significativamente a humanidade nas próximas três décadas.

O crescimento exponencial reinventará a humanidade como a conhecemos

Para Diamandis, o crescimento exponencial, mais do que causar disrupção nas indústrias, reinventará a humanidade, conduzindo-a um novo passo evolutivo: a meta-inteligência. O conceito corresponde a um futuro no qual todos estaremos conectados, compartilhando nossos pensamentos, conhecimento e ações.

meta connection

Meta-inteligência: cérebro com cérebro, a partir da nuvem

Segundo o futurista, quatro principais forças motrizes conduzirão à transformação da humanidade a uma meta-inteligência tanto dentro como fora da Terra:

1. Conexão planetária

Existem hoje mais de 3 bilhões de pessoas conectadas à Internet.

Dentro de uma década, não apenas o número de pessoas conectadas à rede aumentará para cerca de 8 bilhões, como cada pessoa terá acesso à conectividade de alta velocidade.

Empresas como Google, Facebook e SpaceX estão disputando uma verdadeira corrida para conectar todo o planeta, respectivamente por balões, drones e satélites (conheça um pouco mais sobre os projetos AQUI).

2. Interface cérebro-computador

Laboratórios ao redor do globo estão trabalhando para criar conexões duradouras entre o mundo digital e o neocórtex humano. A empresa Kernel, fundada pelo empresário Bryan Johnson, tem por missão aumentar a inteligência humana e qualidade de vida.

A expectativa de Johnson é de que, ao conectar o neocórtex com a nuvem, o ser humano poderá inicialmente aprimorar suas funções cognitivas e a capacidade de memória.

Em um futuro próximo, poderíamos conectar nossos cérebros com a mente de outras pessoas e com inteligências artificiais emergentes – algo similar ao que está ocorrendo, aos poucos, com os dispositivos móveis na Internet das Coisas.

3. Inteligência Artificial/Inteligência Humana

Em seu livro The Singularity Is Near (2006), Ray Kurzweil popularizou a ideia de singularidade tecnológica, o momento no tempo em que a IA ultrapassará a inteligência humana (o que aconteceria por volta de 2029).

Embora muitos estudiosos não acreditem que a previsão de Kurzweil possa se concretizar, é inegável que estamos à beira de uma revolução da IA. Empresas como Google, Facebook e IBM estão investindo com força nos segmentos de IA, Machine Learning e Deep Learning.

Uma nova corrida está se iniciando e, ao que tudo indica, promoverá avanços surpreendentes nos próximos anos.

4. Abertura da fronteira espacial

O ser humano está prestes a se tornar uma espécie multiplanetária. Bilhões de dólares estão sendo investidos na indústria espacial comercial. A Blue Origin, criada pelo fundador da Amazon (Jeff Bezos), está investindo esforços para levar a humanidade de volta à Lua.

Já a SpaceX, do visionário Elon Musk, planeja levar humanos até Marte nos próximos 6 anos.

Para Peter Diamandis, o crescimento exponencial dos avanços tecnológicos promoverá mudanças significativas para a humanidade nas próximas três décadas, cabendo a todos, enquanto líderes, empresários e pais, inspirar e guiar estas transformações.

O que faremos nos próximos 30 anos – as pontes que construímos até a abundância – afetará o futuro da raça humana nos próximos milênios. Nós estamos vivendo o momento mais emocionante da história humana. – Peter Diamandis

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Futuro Exponencial é um site dedicado a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade. Contate-nos: contato@futuroexponencial.com

Comentários no Facebook