Inovação

Como será o mundo em 2050?

Para comemorar seu 20º aniversário, a fabricante de antivírus Kaspersky Lab lançou um portal multimídia interativo com o objetivo de prever como será o mundo em 2050. Denominado Earth 2050, o projeto fornece um vislumbre do futuro com base em previsões de futuristas e profissionais.

2050 Earth
O projeto Earth 2050 (Crédito: Kaspersky Lab Earth 2050)

Earth 2050

O portal combina antevisões sobre evoluções sociais e tecnológicas para os próximos 30 anos, desde guerras por recursos à recuperação das florestas. Para a Kaspersky Lab, entender como será o mundo em um futuro não tão distante é essencial para se antecipar aos novos desafios, principalmente em termos de privacidade e segurança.

Afinal, se as nossas vidas forem totalmente digitalizadas, como lidaremos com a privacidade? Se todos os dados estiverem disponibilizados na nuvem, de que forma os protegeremos? São questionamentos fundamentais que, na visão da empresa, deverão ser enfrentados nos próximos anos.

As previsões iniciais foram realizadas por especialistas da Kaspersky Lab e pelo futurólogo Ian Pearson. Mas, como a ferramenta é interativa, qualquer pessoa pode registrar sua opinião sobre o futuro. Os visitantes do site podem discutir as previsões existentes e também contribuir, compartilhando suas previsões.

Explore o futuro em 360º

O Earth 2050 contém previsões para 80 cidades ao redor do mundo, mas não se limita a antevisões por escrito. A plataforma também apresenta visões panorâmicas de cidades como Barcelona (Espanha), Dhaka (Bangladesh) e Xangai (China). Os usuários podem explorar as versões futuristas das cidades em 360º.

Barcelona é imaginada pelos especialistas com uma forte presença de carros e motocicletas elétricas, drones e naves humanas. A cidade é vislumbrada ainda com uma arquitetura elegante e edifícios com fazendas verticais.

2050 Barcelona
Barcelona é vislumbrada com carros elétricos e prédios com fazendas verticais (Crédito: Kaspersky Lab Earth 2050)

Segundo as previsões da Kaspersky Lab, em 2050 os níveis do mar terão aumentado dezenas de centímetros, deixando Dhaka submersa. Embora as perspectivas de soluções globais sejam promissoras, os especialistas acreditam que países como Bangladesh talvez não sejam capazes de se proteger do aumento do nível dos mares.

2050 Dhaka
Segundo especialistas, Dhaka estará submersa em 2050 (Crédito: Kaspersky Lab Earth 2050)

Xangai, por sua vez, é imaginada com hologramas tridimensionais e arranha-céus multifuncionais. Os edifícios conteriam lojas, escritórios, centros de entretenimento, centros educacionais e áreas residenciais, permitindo que as pessoas vivam sem precisar deixar estes locais.

2050 Xangai
Xangai é imaginada com hologramas 3D e arranha-céus multifuncionais (Crédito: Kaspersky Lab Earth 2050)

O futuro em todas as formas possíveis

A empresa espera agora incentivar os usuários de seus antivírus e as pessoas em geral a “enviar suas ideias mais loucas sobre como será o futuro”. O portal tem por objetivo refletir o futuro em todas as formas possíveis. Afinal, como explica a empresa:

O futuro não é um monólito rígido, é mais um mosaico de conceitos e ideias.  – Kaspersky Lab

Você também pode participar do projeto e contribuir com suas próprias previsões clicando aqui.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação

Futuro Exponencial é um site que se dedica a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook

Leia também

Fechar