3D
Tecnologia

No futuro, humanos poderão viver em colônias espaciais impressas em 3D

Equipe de engenheiros do MIT desenvolveu um robô autônomo que pode imprimir objetos de qualquer tamanho

Uma equipe de engenheiros do Massachusetts Institute of Technology (MIT) desenvolveu um robô de impressão 3D que poderá ser o futuro da construção de casas e estruturas similares na Terra – e além dela.

Embora não seja a primeira máquina a imprimir casas em 3D, a Digital Construction Platform (DCP) do MIT está longe de ser uma impressora 3D comum. A DCP é um sistema robótico autônomo, totalmente personalizável e de movimento livre, que pode imprimir objetos de qualquer tamanho e em qualquer ambiente.

O sistema, descrito na revista Science Robotics, consiste em um veículo de rastreamento que transporta um grande braço robótico industrial, além de um braço menor de precisão-movimento na extremidade. Bastante maleável, a DCP pode trabalhar em qualquer ambiente usando qualquer material fornecido pela natureza.

3D DCP

A Digital Construction Platform (DCP)

Colônias espaciais em 3D

Para Steven Keating, engenheiro mecânico envolvido no projeto, a visão para o futuro é ter uma máquina totalmente autônoma, uma ferramenta de construção auto-suficiente que poderia ser enviada à Lua ou Marte com o objetivo de construir edifícios individualizados projetados com base em dados ambientais desses locais.

3D colonia

No futuro, os humanos irão viver em colônias espaciais impressas em 3D?

Ao contrário dos sistemas de impressão 3D tradicionais, a DCP pode construir objetos de qualquer tamanho. Para provar o conceito, os pesquisadores usaram um protótipo, combinando espuma e concreto, para construir uma abóbada de 3,7 metros de altura:

A estrutura, impressa com êxito em Mountain View, na Califórnia, levou apenas 14 horas. Para Neri Oxman, diretor do projeto, a DCP será responsável por uma mudança de paradigma na área da fabricação digital:

Para mim, não é apenas uma impressora, mas uma maneira inteiramente nova de pensar sobre criação, que facilita uma mudança de paradigma na área de fabricação digital. Nosso sistema aponta para uma visão futura da construção digital que traz novas possibilidades em nosso planeta e além dele. – Neri Oxman

E você, acredita que os humanos poderão viver em colônias espaciais impressas em 3D no futuro?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação do Futuro Exponencial

Comentários no Facebook