Ciência

Como seria uma colônia humana em Marte?

A superpopulação mundial e o contínuo declínio de nosso ambiente estão levando empresas privadas a explorar a possibilidade de pousarmos em Marte nos próximos anos, bem como construir uma colônia humana no planeta. O problema é que a atmosfera marciana oferece muitos desafios e obstáculos.

Os cientistas concordam que os colonizadores de Marte deverão a todo momento andar com roupas especiais para respirar e se proteger das radiações (cósmica e solar). Os cientistas também concordam que oxigenar a atmosfera marciana é algo improvável nas primeiras décadas .

Em síntese, esse processo poderá levar séculos para terminar.

De todo modo, com a possibilidade iminente de uma missão tripulada a Marte, e a perspectiva de construir futuras de colônias populadas no planeta, a NASA tem investigado diferentes maneiras para construir colônias humanas e nos proteger dos perigos existentes no planeta vermelho.

Como seria uma colônia humana em Marte?

Em 2015, a agência espacial realizou o NASA’s Centennial Challenge for a 3D-Printed Habitat on Mars. O concurso teve por objetivo descobrir ideias criativas e inovadoras para viabilizar a sobrevivência humana nas futuras missões tripuladas. Foram apresentados mais de 165 projetos (designs) para proteger os humanos no planeta vermelho.

A maioria dos participantes desenvolveu habitats promissores com modelos tridimensionais. Além disso, foram redigidos manuais com explicações técnicas para a instalação das bases no regolito. (Regolito é o nome que é dado ao solo marciano). Contudo, dos diversos projetos apresentados, apenas três venceram a competição.

Terceiro lugar

Enfim, em terceiro lugar no concurso ficou o Team LavaHive, que propôs um habitat usando materiais de espaçonaves reciclados. Os módulos poderiam ser instalados tanto acima quanto abaixo da superfície marciana.

colônia 1

Para instalar a colônia abaixo da superfície de Marte, o Team LavaHive sugeriu a utilização de um procedimento chamado lava casting, com o objetivo de derreter o regolito e abrir espaço para a colocação de novos materiais.

colônia 2

Conforme os desenvolvedores do projeto, a instalação de uma colônia no subterrâneo seria fundamental para proteger os seres humanos da areia, do vento e das radiações de Marte.

Segundo lugar

O Team Gamma, que tirou o segundo lugar no concurso, projetou uma colônia para ser construída na superfície marciana por robôs pré-programados (semi-autônomos), antes da chegada de astronautas humanos.

colônia 3

A colônia seria composta de construções similares a pequenas tocas, que poderiam abrigar até quatro adultos. Toda a estrutura seria impressa em 3D. Para o Team Gamma, seria possível também inserir regolito fundido em torno da construção para proteger os humanos das radiações.

colônia 4

Em resumo, os robôs-construtores não receberiam instruções passo a passo, mas apenas regras e objetivos. Sendo assim caso ocorresse alguma falha na comunicação, as máquinas improvisariam para superar dificuldades inesperadas.

Primeiro lugar

O grande vencedor do concurso foi o Team Mars Ice House, composto pelo Team Space Exploration Architecture e o Clouds Architecture Office. O time construiu a Mars Ice House. Trata-se de uma grande abóbada inflável cercada por uma camada de gelo impresso em 3D e uma fina camada de regolito solto.

colônia 5

O modelo seria capaz de proteger humanos da intensa radiação (cósmica e solar). Além disso, protegeria da contaminação da superfície. Isso sem falar em permitir que os colonizadores se movimentassem sem trajes especiais. A construção se baseia na suposição de que existe de água no hemisfério norte de Marte.

colônia 6

Ainda que os projetos possam parecer estranhos, improváveis ou mesmo sci-fi, todos eles são estruturalmente viáveis. Sendo assim, as ideias criativas dessas equipes de desenvolvedores poderão ser a base para abrigar os primeiros colonos marcianos em um futuro não tão distante.

Enfim, quando esse dia chegar, estaremos mais próximos de tornar a humanidade uma espécie interplanetária.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação

Futuro Exponencial é um site que se dedica a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook