Ciência

Essa clínica autodirigível usa inteligência artificial para diagnosticar pacientes

Hoje vamos conhecer clínica autodirigível surpreendente, para dizer o mínimo.

Estamos presenciando usos bastante criativos da inteligência artificial nos últimos anos, desde ônibus autônomos até lojas de conveniência que se deslocam até a porta do consumidores.

Contudo, mesmo com todos os avanços tecnológicos, algumas indústrias parecem ainda permanecer presas a um passado desconectado, rígido e opaco.

E um dos maiores exemplos é, certamente, a indústria da saúde pública.

Embora as redes de saúde tenham ainda muitos pontos a melhorar, uma das principais queixas se direciona ao tempo de espera nos hospitais. Em síntese, os pacientes precisam esperar esperam horas e mais horas nos centros médicos para receber um diagnóstico nem sempre preciso.

No desespero, muitos chegam a recorrer ao “Dr. Google”, o que preocupa os profissionais da área da saúde. Alguns pacientes chegam ao consultório com opiniões já formadas ou até se automedicam com base no que leram na Internet. Isso sem falar nos autodiagnósticos exagerados que o Google oferece.

Inteligência artificial médica

Buscando solucionar essa série de problemas, a empresa de design Artefact projetou uma clínica autodirigível que usa inteligência artificial para diagnosticar os problemas de saúde dos pacientes.

Em resumo, o equipamento Aim (Artificial Intelligence Medicine) realiza avaliações mais precisas do que os médicos e minimiza a carga logística sobre os pacientes, evitando que tenham de marcar consultas médicas ou mesmo esperar horas em um hospital.

clínica autodirigível 011213
O modelo Aim, desenvolvido pelo Artefact Group (Crédito: Artefact Group)

Assistência médica e inteligência artificial

Aim é um conceito de plataforma de serviços que utiliza inteligência artificial para promover resultados positivos para a saúde, oferecendo melhores experiências de cuidados aos pacientes. Ao unir interações em realidade aumentadas e mobilidade, a clínica autodirigível ofereceria uma assistência integrada e eficiente.

O projeto do Artefact Group pretende tornar os pacientes mais dispostos a procurar cuidados médicos. Em suma, antes que os sintomas se agravem, criando uma cultura preventiva a longo prazo. Além disso, contando com uma farmácia a bordo, o Aim também eliminaria a necessidade de deslocamento para comprar medicamentos após as consultas.

clínica autodirigível 0121
A clínica autodirigível tem até uma farmácia a bordo (Crédito: Artefact Group)

Ambiente de diagnóstico imersivo

O Aim é composto por sistemas de termografia computadorizada, além de um assento que fornece análise acústica de respiração e ritmo cardíaco. Em resumo, a unidade possui também uma escala sensível à pressão integrada para medir peso, IMC, equilíbrio e postura. O paciente recebe todas as instruções em tempo real, por meio de telas surround.

clínica autodirigível 071
Uma vez no interior do Aim, o paciente é orientado em tempo real (Crédito: Artefact Group)

Os pacientes usam interações simples para compartilhar detalhes de como estão se sentindo. Só para ilustrar: o Aim é aparelhado com sensores de movimento. Eles capturam as informações corporais e as projetam em hologramas. A interface de realidade aumentada ajuda o usuário a precisar os sintomas, permitindo um diagnóstico mais eficiente.

clínica autodirigível 01
Para facilitar o diagnóstico, o paciente pode apontar exatamente onde sente dor (Crédito: Artefact Group)

Clínica autodirigível

Com o encerramento da consulta, o paciente recebe um resumo altamente visual para ajudá-lo a entender com facilidade o diagnóstico. Em síntese, o informativo fica armazenado em seu smartphone. Logo, pode ser consultado a qualquer momento e viabilizar a continuidade dos cuidados.

clínica autodirigível 02
Após a consulta, o usuário recebe um resumo do diagnóstico em seu smartphone (Crédito: Artefact Group)

A Aim ainda é apenas um conceito. Mas o Artefact Group acredita que o sistema tem todo potencial para se tornar realidade. Enfim, a evolução da tecnologia, os novos modelos de negócios e o envolvimento das pessoas com sua saúde revolucionarão a assistência médica como a conhecemos.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação

Futuro Exponencial é um site que se dedica a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook

Leia também

Fechar