Sustentabilidade

Cidade chinesa planeja lançar “lua artificial” em 2020

A cidade de Chengdu, no sudoeste da China, está planejando lançar uma “lua artificial” nos próximos dois anos. Projetado para complementar a Lua à noite, o novo satélite de iluminação será brilhante o suficiente para substituir todos os postes de luz da cidade.

De acordo com Wu Chunfeng, presidente do Aerospace Science and Technology Microelectronics System Research Institute, o brilho da “lua artificial” será oito vezes maior do que a Lua natural. Desse modo, o satélite imitará o brilho da Lua, mas emitirá uma luz surpreendentemente mais poderosa.

O alcance da “lua artificial”

Ainda conforme Wu, a “lua artificial” será capaz de iluminar uma área entre 10 e 80 quilômetros de diâmetro. A abrangência é suficiente para clarear as ruas sem o uso de postes de luz. Além disso, a luz emitida pelo satélite será semelhante a um brilho crepuscular e não deverá afetar a rotina dos animais:

A luz do satélite é semelhante a um brilho crepuscular. Por isso, não deve afetar as rotinas dos animais. – Kang Weimin (Diretor do Institute of Optics, School of Aerospace, Harbin Institute of Technology)

lua artificial 01
Só para ilustrar: o satélite artificial imitará o brilho da Lua (Crédito: Shutterstock)

Reduzindo o consumo de energia

O satélite artificial será equipado com asas semelhantes a painéis solares. Os ângulos poderão ser ajustados para concentrar a luz em um local preciso. No entanto, nenhuma outra especificação técnica do dispositivo, ou mesmo sua data exata de lançamento, foi revelada até o momento.

lua artificial 02
O dispositivo está sendo projetado para complementar a Lua à noite (Crédito: Shutterstock)

Se funcionar como esperado, o satélite reduzirá significativamente o consumo de energia da cidade. Enfim, o suficiente para economizar 20 bilhões de yuans (US$ 2,8 bilhões) dentro de cinco anos após o lançamento. A “lua artificial” de Chengdu deverá ser lançada em algum momento de 2020.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação

Futuro Exponencial é um site que se dedica a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook