Negócios

O ciclo OODA e o Mundo VUCA (Volátil, Incerto, Complexo, Ambíguo)

John Boyd foi o maior estrategista militar americano do último quarto do século XX. Foi ele o responsável por criar o ciclo OODA (Observar, Orientar, Decidir, Agir), que é uma variação do ciclo de Deming, também conhecido como PDCA (Plan – planejar, Do – executar, Check – verificar, Act – agir).

O ciclo OODA envolve a relação entre os tempos de ação/reação entre dois adversários e seus respectivos processos de tomada de decisão. Podendo ser utilizado para confundir e levar o adversário a tomar uma decisão precipitada e/ou errada.

Esse conceito foi importado para o mundo de negócios de modo a ser usado em cenários complexos e ambíguos de negócios que dependem de múltiplas variáveis e que se alteram ao longo do tempo. Daí também sendo cunhado o termo VUCA para designar isso. Pode ser utilizado como um modelo para o processo decisório.

Originalmente foi utilizado para orientar os pilotos de aviões “caça” em combates chamados “dogfight”, em que a manobrabilidade do avião, o tempo de reação do piloto e a chamada consciência situacional (onde estou, em que situação estou em relação ao meu adversário) fazem toda a diferença.

Ciclo OODA

O ciclo OODA possui etapas de feedback que o ajudam a ser adaptativo e flexível a mudanças de cenário não previstas e considera variáveis externas e suas interações com o ambiente, assim como a influência de variáveis culturais, comportamentais e biológicas.

OODA 01

Por fim, ocorre um processo de análise e síntese, e a formulação de hipóteses e ações baseadas em testes em que o feedback contínuo retroalimenta o processo e o faz ser bem sucedido em cenários complexos como os que vivemos atualmente.

Mundo VUCA

Por isso também que o chamado mundo VUCA (Volátil, Incerto, Complexo, Ambíguo) é tão falado em eventos e em reuniões de executivos de negócios voltadas para o tema Liderança e Gestão, preocupados em se adequarem a estes novos tempos.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Renato Azevedo Sant'Anna

Renato Azevedo Sant'Anna tem 35 anos, trabalha atualmente como Estrategista Digital / Consultor de Insights & Data Intelligence. Graduado em Engenharia da Computação e MBA Analytics em Big Data pela FIA e MBA em Marketing pela FGV. Tem experiência com Inteligência de Negócios em canais digitais desde 2011.

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook