usina
Energia

China construiu uma usina de energia solar em forma de panda gigante

A estrutura está localizada em Datong, na província de Shanxi

A maioria das usinas de energia solar costuma organizar seus painéis em linhas e colunas para formar uma grade. No entanto, uma nova usina em Datong, na República Popular da China, decidiu adotar “pequenas” alterações no design para formar, do alto, um panda gigante.

Intitulada Panda Power Plant, a estrutura será capaz de produzir 3,2 bilhões de quilowatts-hora de energia solar em 25 anos, eliminando milhões de toneladas de carvão que seriam inicialmente usadas para produzir eletricidade e reduzindo as emissões de dióxido de carbono em 2,74 milhões de toneladas.

usina 01

A estrutura está localizada na cidade de Datong (Crédito: China Merchants New Energy/Panda Green Energy)

Usina de energia solar em forma de panda

O panda é considerado um símbolo da China, sendo a ele atribuída a capacidade de reforçar os lanços entre países. Dada a importância do animal, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Panda Green Energy Group iniciaram um programa de promoção global de plantas solares em forma de panda.

A usina foi construída pelo China Merchants New Energy Group (maior acionista do Panda Green Energy Group), que trabalhou com o PNUD para tornar o projeto uma realidade. A planta faz parte de um esforço maior para aumentar a conscientização sobre a energia limpa entres os jovens chineses.

usina 02

A usina de energia solar tem 248 acres de extensão (Crédito: China Merchants New Energy/Panda Green Energy)

Preocupados com o desenvolvimento sustentável, PNUD e Panda Green Energy Group almejam popularizar novas energias por meio de acampamentos de verão e concursos abertos de design e inovação. As iniciativas buscam contribuir para o desenvolvimento de futuros líderes no campo da energia limpa.

Panda Power Plant será um grande passo para alcançar o objetivo. A primeira fase do projeto, que inclui uma planta de 50 megawatt, foi concluída em 30 de junho de 2017. Uma segunda usina está planejada para o final de 2017. E novas plantas solares em forma de panda estão previstas para os próximos cinco anos.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Futuro Exponencial é um site dedicado a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade. Contate-nos: contato@futuroexponencial.com

Comentários no Facebook