Tecnologia

Conheça Cassie Blue, o robô bípede que pode andar através do fogo

Pesquisadores da Universidade de Michigan (MU) estão trabalhando em um robô bípede, controlado remotamente, que pode andar através do fogo. A iniciativa pretende verificar como a máquina se porta em situações extremas, identificar quais são seus limites, para, então, compartilhar os dados em código aberto.

Cassie Blue foi construída pela Agility Robotics e adquirida pelo MU por conta de um financiamento da National Science Foundation e do Toyota Research Institute. Desde então, o robô vem sendo submetido a testes, oferecendo ao professor Jessy W. Grizzle e sua equipe novas perspectivas sobre a locomoção bípede.

O robô bípede que pode andar através do fogo

Em um vídeo divulgado pelos pesquisadores, Cassie Blue aparece caminhando no Campus Norte da Universidade. Em resumo, o solo foi propositalmente incendiado para “promover a ecologia de espécies nativas”. Na gravação, datada de 21 de abril de 2018, o robô bípede desbrava o terreno através do fogo:

Estamos empolgados em colocar Cassie nas mãos dos pesquisadores porque os pesquisadores tendem a ser os mais abusivos, por isso vamos aprender todos os pontos de falha e construir robôs melhores no futuro. – Mikhail Jones (Cofundador e Engenheiro-chefe da Agility Robotics)

Em resumo, Cassie Blue ainda caminha um pouco devagar. Mas Grizzle e sua equipe estão aprimorando seus algoritmos e testando as modificações no mundo real. No futuro, o robô poderá ser também equipado para ver através da fumaça, enxergando coisas que nenhum bombeiro humano seria capaz.

robô bípede 01
Em resumo, o robô bípede Cassie Blue (Crédito: Joseph X/Michigan University)

Os pesquisadores acreditam que robôs bípedes como Cassie Blue têm potencial de salvar milhares de vidas no futuro. Inicialmente em um contexto militar, as máquinas explorariam espaços desconhecidos e auxiliariam em missões de busca e resgate.

Com um design fino e elétrico, a máquina também poderia ser empregada nos serviços de entrega de mercadorias em domicílio. Futuras aplicações envolveriam a construção de uma frota de robôs de duas pernas. Dentre as atividades: entregar produtos à porta dos consumidores, por meio de estradas e passarelas específicas.

Em épocas em que as máquinas são capazes de classificar e capturar objetos, pular obstáculos, realizar saltos mortais de costas, abrir portas e até escapar de estabelecimentos, talvez seja mera questão de tempo até Cassie Blue demonstrar todo seu potencial. Aguardemos as cenas dos próximos capítulos.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação

Futuro Exponencial é um site que se dedica a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook