furacões
Cultura

Essas casas flutuantes foram projetadas para suportar furacões

As unidades são equipadas com um sistema de autoelevação hidráulico

O arquiteto holandês Koen Olthuis e a empresa Arkup, especializada na construção de iates movidos a energia solar, uniram esforços para construir uma casa flutuante de 4.350 m². A unidade é equipada com um sistema de autoelevação hidráulico capaz de suportar ventos fortes, inundações e até mesmo furacões.

Intitulado Next Generation Floating House, o projeto é uma resposta aos impactos causados pelo furacão Irma, que recentemente destruiu centenas de casas na Flórida, especialmente em Miami. A tempestade trouxe ventos de até 249 km/h (categoria 4) e devastou cidades americanas.

As casas flutuantes projetadas por Koen Olthuis e pela empresa Arkup poderiam suportar novos furacões tão fortes quanto o Irma, oferecendo proteção e segurança aos moradores. A iniciativa colaborativa propõe uma nova maneira de viver na água, com conforto, luxo e sustentabilidade.

furacões 01

Cada unidade projetada possui aproximadamente 4.350 m² (Crédito: Arkup)

Casas flutuantes capazes de suportar furações

As casas flutuantes são equipadas com painéis solares de 30 kW, baterias íon lítio de 1.000 kWh e isolamento de alta qualidade. Cada unidade projetada possui aproximadamente 4.350 m², sendo a estrutura composta por 4 quartos, 5 casas de banho e um terraço desportivo para aproveitar a vista.

furacões 02

O projeto é uma resposta aos impactos causados pelo furacão Irma (Crédito: Arkup)

As unidades são equipadas com painéis de vidro resistentes a choques e um sistema de autoelevação hidráulico capaz de suportar ventos fortes, inundações e até mesmo furacões. As pernas hidráulicas podem se prolongar até 12 metros e se movimentar a uma velocidade de 13 km/h.

furacões 03

As pernas hidráulicas podem se prolongar até 12 metros (Crédito: Arkup)

O projeto ainda compreende sistemas de gerenciamento de resíduos (nos banheiros), mecanismos para coleta, armazenamento e purificação da água da chuva (nos telhados) e um sistema de comunicação inteligente (incluindo TV satélite e Wi-Fi) para manter os moradores conectados o tempo todo.

furacões 05

As casas flutuantes ofereceriam conforto e luxo aos moradores (Crédito: Arkup)

A iniciativa propõe uma nova maneira de viver na água, em um ambiente seguro, confortável e ambientalmente amigável. Sem dúvida, só tempo dirá quão eficazes serão estas estruturas. Mas, a partir do momento que provarem seu valor, muitas pessoas certamente irão repensar se viver em terra é, de fato, a melhor opção.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Futuro Exponencial é um site dedicado a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade. Contate-nos: contato@futuroexponencial.com

Comentários no Facebook