wifi
Cultura

Agora você pode carregar o seu smartphone usando apenas o WiFi

Novo método desenvolvido pela Disney Research poderá tornar a energia elétrica onipresente

Um novo método desenvolvido pela Disney Research permite que usuários possam carregar seus smartphones usando apenas o WiFi, eliminando a necessidade de cabos elétricos ou berços de carregamento.

A técnica, chamada quasistatic cavity resonance (QSCR), envolve induzir correntes elétricas em um ambiente específico para gerar campos magnéticos uniformes. Os campos, então, fornecem com segurança kilowatts de energia para receptores móveis contidos dentro do local.

Carregando smartphones com o WiFi

Para testar o método, os pesquisadores construíram uma sala especial com paredes de alumínio. No centro da sala, foi instalada uma liga de cobre com uma ranhura. Dentro da ranhura, foram inseridos condensadores. Por fim, tanto o teto quanto o chão, ambos de alumínio, foram aparafusados na liga.

wifi 01

Foi construída uma sala especial para testar o método QSCR

Os pesquisadores conseguiram gerar ondas magnéticas no interior da sala, fornecendo energia a diversos smartphones, ventoinhas e lâmpadas – simultaneamente. As correntes induzidas na estrutura foram canalizadas através de capacitores, que isolaram campos elétricos potencialmente nocivos.

wifi 02

Ondas magnéticas no interior da sala viabilizaram o fornecimento de energia aos dispositivos eletrônicos

Relevância do estudo

Embora a entrega de energia sem fio tenha potencial para alimentar nossos dispositivos elétricos com facilidade, as soluções existentes hoje estão limitadas pela distância. A maioria das transmissões de energia wireless exige contato próximo, geralmente envolvendo suportes de carga.

Contudo, para o pesquisador da Disney Research Alanson Sample – que esteve diretamente envolvido no estudo –, o novo método poderá tornar a energia elétrica onipresente no futuro:

Este método inovador tornará possível que a energia elétrica seja tão onipresente quanto o WiFi. – Alanson Sample 

Para Sample, a onipresença da energia elétrica não apenas irá melhorar nossa qualidade de vida, como também irá permitir novas aplicações para robôs e outros dispositivos móveis pequenos, eliminando baterias e fios.

wifi 03

Com a técnica, todos dispositivos eletrônicos dispostos na sala receberam energia elétrica

Próximos passos

Embora o método tenha sido testado em uma sala de demonstração construída especialmente para a ocasião, Sample acredita que será possível reduzir a necessidade de paredes, tetos e pisos metálicos no futuro. Para ele, as estruturas existentes hoje poderão ser adaptadas com o uso de painéis modulares e pintura condutora.

Nesse trabalho, demonstramos o poder wireless em escala de sala, mas não há motivo para que não possamos dimensionar isso até o tamanho de um baú de brinquedo ou até o tamanho de um armazém.  – Alanson Sample 

 

A transmissão de energia sem fio é um sonho tecnológico de longa data. Ao combinar criatividade e inovação, a Disney Research poderá reescrever a forma com que vivemos, trabalhamos e nos relacionamos.

Da forma como o quadro está sendo emoldurado, no futuro poderemos usar nossos dispositivos eletrônicos em qualquer lugar, sem se preocupar com fios ou baterias.


Para conferir o estudo completo, acesse o jornal online PLOS ONE.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação do Futuro Exponencial

Comentários no Facebook