Tecnologia

Esta camiseta inteligente promete reduzir contusões em atletas

Uma startup canadense desenvolveu um novo dispositivo que promete reduzir as contusões durante as práticas esportivas. A camiseta de compreensão HALO é feita de um material que endurece em resposta a movimentos rápidos e inesperados, protegendo a integridade física dos atletas.

Aexos (Advanced Exoskeletal Systems) começou a desenvolver a camiseta em 2015. Conforme Charles Corrigan, o produto cria uma proteção leve e de alto desempenho para atletas. De acordo com o cofundador da startup e CEO, HALO é diferente de qualquer camiseta de compreensão disponível no mercado.

HALO é uma camiseta de compressão avançada, projetada para trabalhar em tempo real para reduzir instantaneamente o movimento de chicotada do pescoço e da cabeça durante o impacto. – Charles Corrigan

HALO, a camiseta inteligente

Em síntese, HALO retarda o movimento de distorção súbita do pescoço. Esse movimento, que ocasiona a aceleração ou desaceleração da região cervical, é chamado de Síndrome do Chicote. De acordo com Rob Corrigan, cofundador da Aexos, o dispositivo enfrenta esse que é o maior problema dos esportes:

Vimos a oportunidade de enfrentar o maior problema nos esportes de uma maneira jamais feita antes. – Rob Corrigan

Leia também:

  • Nova roupa inteligente detecta quando você está suado (aqui)
  • Você poderá respirar debaixo d’água com este traje futurista (aqui)
  • Esse traje fornece as medidas exatas do corpo para você comprar suas roupas online (aqui)
camiseta 01
Em síntese, HALO retarda o movimento de distorção súbita do pescoço (Crédito: Aexos)

A camiseta é feita de mistura de nylon e elastano. Já o revestimento do torso é composto de silicone. Mas a “mágica” mesmo está no colar inteligente da camiseta. Feito de uma espuma polimérica, o colar contém materiais “de última geração” que respondem a mudanças de temperatura ou pressão.

A HALO trabalha com o atleta para fornecer apoio à cabeça e ao pescoço de uma forma que nenhum outro produto fez antes, sem comprometer a mobilidade ou o desempenho. – Aexos

Produção em larga escala

Em seu site oficial, a startup não descreve em detalhes como HALO opera. Ao que tudo indica, a tecnologia envolve, em maior ou menor grau, a detecção de movimentos. (A propósito, a Reebok lançou recentemente um sutiã esportivo feito de um tecido semelhante com a Motion Sense Technology).

camiseta 02
Em resumo, a “mágica” mesmo está no colar inteligente da camiseta (Crédito: Aexos)

O produto foi endossado pela Safe4Sports e está sendo testado pelo Departamento de Defesa Nacional do Canadá. Enfim, o próximo passo é iniciar a produção em larga escala. Para isso, a startup criou uma campanha no Kickstarter, tendo arrecadado US$ 29.463 (de uma meta de US$ 76.569).

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação

Futuro Exponencial é um site que se dedica a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook