Tecnologia

A câmera mais rápida do mundo pode “congelar o tempo”

Pesquisadores do Caltech e da Universidade de Quebec construíram o que hoje é considerada a câmera mais rápida do mundo. A nova máquina é capaz de capturar dez trilhões de quadros por segundo, permitindo “congelar o tempo” para ver fenômenos em movimentos extremamente lentos.

Em síntese, a conquista representa um mudança significativa. Isso porque possibilita analisar as interações entre luz e matéria em uma resolução temporal sem paralelos. De acordo com os pesquisadores, a velocidade oferecerá insights sobre segredos que jamais puderam ser detectados até hoje.

A câmera mais rápida do mundo

A nova câmera é equipada com a tecnologia CUP — Compressed Ultrafast Photography. (Em português, fotografia ultrarrápida comprimida.) Por esse motivo, a equipe de pesquisadores batizou a máquina de T-CUP. Já o “T”, apesar de não ter sido exatamente esclarecido, significaria trillions (trilhões).

O dispositivo captura passivamente eventos dinâmicos com intervalos de quadros de 100 femtossegundos em uma única exposição da câmera. (O femtossegundo corresponde a 10–15 segundos, ou seja, um quadrilionésimo de segundo. Em síntese, está para um segundo como um segundo está para 100 milhões de anos.)

câmera 01
A nova máquina é capaz de capturar dez trilhões de quadros por segundo (Crédito: INRS)

A máquina quebrou o recorde mundial de velocidade de geração de imagens em tempo real estabelecido em 2015, quando uma câmera capturou 4,4 trilhões de quadros por segundo. Mas os pesquisadores buscam novo recorde, tornando a máquina capaz de registrar um quatrilhão de quadros por segundo.

É uma conquista em si. Mas já vemos possibilidades de aumentar a velocidade para até um quatrilhão de quadros por segundo! — Jinyang Liang (um dos pesquisadores envolvidos no estudo)

Mas, afinal, por que tanta velocidade? A expectativa dos pesquisadores é que o T-CUP, além de permitir um novo olhar sobre as interações entre luz e matéria, possa alimentar uma nova geração de microscópios para pesquisas nos campos da biomedicina, ciência de materiais e outras aplicações.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação

Futuro Exponencial é um site que se dedica a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook