Transportes

Cambridge recebe £ 3,2 milhões para testar serviço de ônibus autônomos

Cambridge está a caminho de ser a primeira cidade do Reino Unido a implementar um serviço de transporte público autônomo, após receber £ 3,2 milhões de financiamento do governo. O valor será destinado à construção de ônibus sem motoristas capazes de acomodar até 15 passageiros, além de cadeiras de rodas e bicicletas.

Segundo o Subsecretário do Departamento de Negócios, Energia e Estratégia Industrial, Richard Harrington, o aporte financeiro faz parte de um conjunto de esforços do governo para oferecer suporte a empresas inovadoras e, ao mesmo tempo, garantir o lugar do Reino Unido como líder mundial em veículos autônomos.

Estamos oferecendo suporte a empresas inovadoras para levar seus projetos ao próximo nível e ajudá-los a alcançar o sucesso comercial. Os projetos que estamos cultivando significam que estamos um passo mais perto de garantir nosso lugar como líder mundial em veículos autônomos. – Richard Harrington

Um novo serviço de transporte para Cambridge

A fabricação dos ônibus ficará a cargo da Aurrigo Driverless Technologies, a divisão de veículos autônomos do RDM Group, com sede em Coventry. A empresa construiu recentemente o PodZero, um veículo capaz de percorrer até 96 quilômetros (com uma única carga) e alcançar uma velocidade máxima de 24 km/h.

Os veículos serão inicialmente experimentados na parte sul da via de ônibus existente na cidade. Por ser segregado do tráfego geral, o pavimento oferece uma oportunidade única para testar os ônibus autônomos, colocando-os a percorrer os principais locais residenciais e profissionais em Cambridge.

A qualidade e o potencial comercial desses projetos de sucesso demonstram como as empresas britânicas estão desenvolvendo tecnologias pioneiras de veículos autônomos e conectados. O impacto beneficiará nossa próspera indústria automotiva e a economia como um todo. – Ruth McKernan (Diretora Executiva da Innovate UK, a agência de inovação do Reino Unido)

Cambridge bus
Os protótipos deverão ser concluídos no segundo semestre de 2019 (Crédito: Aurrigo)

Os testes iniciais abrirão caminho para consolidar um serviço de transporte autônomo de alto nível, que teria início cedo da manhã e ficaria disponível até tarde da noite (preenchendo o vazio atual aos trabalhadores), inclusive nos finais de semana (sendo uma alternativa para foliões e consumidores).

Os protótipos de ônibus autônomos deverão ser concluídos no segundo semestre de 2019, havendo previsão para os primeiros embarques ainda no primeiro semestre de 2020. Se a iniciativa for bem sucedida, os veículos poderão oferecer serviços também em outras partes da Grande Cambridge.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação

Futuro Exponencial é um site que se dedica a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook