Virtualidade

Com esta cabine futurista, você poderá “sentir” a realidade virtual

A startup holandesa Sensiks desenvolveu uma nova cabine multissensorial, com objetivo de levar a realidade virtual ao próximo nível. Batizado de Sensory Reality Pod, o compartimento é capaz de enviar flutuações de calor, imitar cheiros e simular o vento, transmitindo sensações intensas na pele do usuário.

Embora a tecnologia tenha evoluído muito nos últimos anos, muitas pessoas consideram as “imersões” em realidade virtual bastante frustrantes. A proposta da Sensiks é oferecer justamente uma nova experiência de “realidade sensorial”, de modo a tornar o ambiente virtual tão ou mais real que o mundo físico:

Nós fazemos experiências multissensoriais. Podemos pegar qualquer conteúdo de realidade virtual e adicionar vento, cheiro, efeitos sonoros extras, vibrações e flutuações de calor. – Fred Galstaun (CEO da Sensiks)

Uma cabine de “realidade sensorial”

Segundo Fred Galstaun, as cabines oferecerão a turistas a possibilidade de “sentir” o destino antes de programar suas viagens de férias. Que tal “respirar” o ar parisiense sem necessariamente ir à França? Ou mesmo “mergulhar” nas águas cristalinas das Ilhas Maldivas sem precisar se deslocar até lá?

cabine 01
A Sensiks propõe uma nova experiência de “realidade sensorial” (Crédito: Sensiks)

Bem, é provável que muitas pessoas prefiram a experiência da viagem em si, mas haverá aqueles que, por uma série de motivos (medo de voar, filhos pequenos, compromissos de trabalho, etc), optarão por “experimentar” os destinos a custos reduzidos. Esse, em síntese, é o público-alvo da holandesa Sensiks.

Mas as cabines também terão usos terapêuticos, auxiliando pacientes com demência ou quimioterapia a aliviar as angústias do tratamento – um dos pods, inclusive, foi encomendado pelo centro de oncologia pediátrica Prinses Máxima, em Utrecht (Países Baixos), para ajudar jovens com câncer.

Durante a quimioterapia, você poderá ir para outro lugar. – Fred Galstaun (CEO da Sensiks)

Os próximos passos

Dispondo atualmente de 50 experiências, a Sensiks pretende se conectar com criadores de conteúdo para produzir novas imersões. A startup recentemente disponibilizou uma plataforma colaborativa, na qual desenvolvedores podem criar novos conteúdos e vendê-los para ser usados nas cabines.

Os produtores recebem o percentual de 80% pela criação da experiência, enquanto a Sensiks fica com o restante. Embora sejam necessárias melhorias nos conteúdos, a startup acredita estar no caminho certo para revolucionar a maneira como experimentamos a virtualidade… em busca de uma realidade sensorial.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação

Futuro Exponencial é um site que se dedica a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook