Negócios

Como está seu índice de brilho nos olhos?

Brilho nos olhos pode ser considerado um indicador pessoal. Façamos uma reflexão sobre isso.

Não há dúvida de que, diariamente, em qualquer tipo de mídia, estamos compartilhando informações sobre uma situação bastante contemporânea: a crise e as dificuldades impostas por ela no mundo dos negócios.

Para que possamos estar pessoalmente preparados e encararmos essa condição, há vários tipos de tratativas. Entre elas, sem dúvida alguma está a necessidade do aumento de nossa capacitação, que nos dá embasamento para o entendimento de novos desafios trazidos pelo mercado, sob os mais variados aspectos.

Porém, é neste ponto que devemos fazer uma reflexão: a capacitação que estamos buscando hoje é a mesma de tempos atrás? É tão somente a presença em bancos escolares ou universitários que nos deixará preparados para a realidade deste século?

No que diz respeito ao conhecimento técnico, é importante fazermos uma breve volta ao tempo, e recordar que até poucos anos os métodos para nosso desenvolvimento eram tradicionais, com a abordagem da informação focada no tangível, em históricos, em passado.

brilho nos olhos 01
Estamos o tempo inteiro sendo desafiados a visualizar o futuro (Crédito: Shutterstock)

Agora, nosso cenário está completamente mudado, com inserção de altos níveis de virtualidade e conectividade.

Estamos o tempo inteiro sendo desafiados a visualizar o futuro, com dados disponíveis em todo lugar e a qualquer momento, e não há dúvida que sabendo transformá-los rapidamente em informações, as tomada de decisão certamente serão mais assertivas, maximizando nossa produtividade e dos ambientes em que estamos inseridos.

Porém, é mais do que necessário admitir que se obtém capacitação não apenas mediante a aquisição de conteúdos acadêmicos que se proliferam no dia a dia. O desenvolvimento também está na capacidade de nos adaptar às dificuldades que nos são impostas

O brilho nos olhos

E, para isso, o profissional necessita de uma competência que não pode ser vista apenas em livros, apostilas ou plataformas digitais: o brilho nos olhos.

É ele, o brilho nos olhos (composto por empenho, motivação, dedicação, transpiração, orgulho por aquilo que se faz), que nos ajudará a trazer a tão desejada diferenciação. É ele que nos possibilitará superar dificuldades cotidianas que eventualmente nos tiram forças durante a trajetória pessoal e profissional.

brilho nos olhos 02
É o brilho nos olhos que nos ajudará a trazer a tão desejada diferenciação (Crédito: Shutterstock)

O brilho nos olhos potencializa nossos índices de motivação e nos ajuda a transformar possíveis más notícias em informações que fazem parte de um contexto o qual precisa e deve ser transformado para nosso crescimento.

Nestes tempos de instabilidade, onde percebemos que perguntas ainda estão mais presentes do que respostas, façamos uma reflexão sobre como está nosso índice de brilho nos olhos, e procuremos que nosso percentual evolua com acréscimos significativos a ponto de que as notícias se tornem cada vez mais otimistas e positivas.

Há muitas receitas para superar crise, mas, sem dúvida, a de maior representatividade continua sendo o trabalho. E nada melhor do que brilho nos olhos para torná-lo efetivo e gerador de altos índices de competitividade.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Leonardo Jacques

Fanático por leitura, Administrador de empresa e Especialista em logística e operações.

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook