Boston Dynamics
Tecnologia

Boston Dynamics apresenta nova versão de seu robô quadrúpede

A máquina é totalmente elétrica e se move como um animal

A empresa de engenharia robótica Boston Dynamics revelou uma nova versão de seu SpotMini, um robô totalmente elétrico que se move como um animal. Composto por uma série de placas amarelas brilhantes, o quadrúpede é incrivelmente realista e pode andar com extrema fluidez.

No vídeo a seguir, é possível ver o novo SpotMini atravessando o pátio de uma residência, à semelhança de um cachorro. Embora completamente sem cabeça, o robô parece em dado momento olhar fixamente para a câmera, oferecendo ao telespectador um surpreendente realismo:

O novo robô da Boston Dynamics

O quadrúpede mecânico é uma atualização da versão anterior, inaugurada em junho de 2016, que mais parecia uma girafa desengonçada. Na época, foi divulgado um vídeo no qual o robô realizava tarefas em torno da casa, chegando até a escorregar em cascas de banana, como se fosse um desenho animado:

Segundo a Boston Dynamics, o robô foi produzido para ser usado dentro de casa. A nova versão eliminou o quinto membro na área do pescoço, que servia como um braço mecânico para abrir portas, capturar objetos e realizar outras tarefas domésticas, como lavar louças.

Embora seja difícil imaginar que um robô tão avançado e realista esteja disponível publicamente em breve, a empresa está demonstrando progresso em seu objetivo de desenvolver máquinas inspiradas na vida real, que são plenamente capazes de se movimentar como animais.

Boston Dynamics robot

O quadrúpede mecânico é uma atualização da versão anterior (Reprodução/YouTube)

O curto vídeo de apresentação não revela mais informações sobre o quadrúpede, mas, sem dúvida, cumpre o papel de intrigar o público e criar um grande suspense para futuros anúncios. A película, que já conta com mais de dois milhões de visualizações, encerra com a expressão Coming Soon (Em Breve).

O CEO da Boston Dynamics, Marc Raibert, chegou a afirmar recentemente que “a robótica será maior do que a Internet”. Este poderá ser o primeiro passo da empresa para tornar a declaração uma realidade. O que será que vem por aí? Aguardemos as cenas dos próximos capítulos.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Futuro Exponencial é um site dedicado a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade. Contate-nos: contato@futuroexponencial.com

Comentários no Facebook