Negócios

Bem vindo à década 2020 – 2030

Bem vindo à década 2020 – 2030. Estamos perante a maior transformação da história da humanidade, onde modelos de negócios vencedores serão aqueles que conseguirão desenvolver uma elevada capacidade de antecipar o futuro e de se adaptar ao novo.

Novos modelos de trabalho, de relacionamento e de entrega de valor ditarão as regras pelas quais todos se vão reger. Esta transformação foi designada, em 2016, pelo WEF (World Economic Forum), como 4ª Revolução 
Industrial, onde o poder da tecnologia e da conectividade se afirma como base de influência e alteração de todos os pressupostos que até agora regeram as empresas, os negócios e o próprio mundo.

Físico, biológico e digital

Vivenciamos a convergência entre o físico, o biológico e o digital o que significa uma mudança profunda, não no que fazemos mas, no que somos.

Em tempos de grandes e profundas mudanças, como as que vivemos, a curiosidade sobre o que vem pela frente ganha forma e força nas agendas. Entender o futuro não é mais mera curiosidade de alguns acadêmicos ou pesquisadores.

Entender o futuro tornou-se agora indispensável à sobrevivência das nossas empresas, dos nossos negócios e de nós mesmos. Para encarar com otimismo o que aí vem existem várias possibilidades: a mais eficaz, na nossa opinião, resultado de uma década de experiência, é estudar e mapear o futuro através da lente das Tendências.

década
Entender o futuro tornou-se agora indispensável (Crédito: Adobe Stock)

Nos últimos 15 a 20 anos muitas empresas pelo mundo têm dedicado o seu tempo ao tema da pesquisa de Tendências.

Várias empresas e redes se afirmaram pela qualidade de sua pesquisa e de seus conteúdos, como Burrus Research, Now and Next, TrendW atching, Science of the Time, Trend Hunter, Cool Hunter, Springwise, Brain Reserve ou Shaping Tomorrow , apenas para enumerar as mais representativas.

Muitas universidades e centros associados ao mundo acadêmico também têm dado passos significativos contribuições elevadas ao tema da pesquisa de Tendências.

Porque se reconhece hoje a sua importância para a tomada de decisão empresarial não é possível decidir o rumo de um negócio e de uma empresa sem considerar de forma séria esta análise.

Bem vindo à nova década

Quem se preocupa com o futuro sabe a volatilidade que existe hoje pela velocidade em que tudo acontece. O Futuro é já presente. E precisam os de form a permanente olhar adiante, antecipar a próxima década. Se o que vivem os na última década já nos mostrou o nível de mudanças a que estamos sujeitos, podemos garantir que apenas conhecemos uma ínfima parte do que está por vir.

A próxima década trará ainda m ais transformações, nunca vistas com elevados níveis de disrupção e elevada exigência pessoal e profissional a cada um de nós.

Entender a próxima década significa minimizar os impactos dessas transformações em nossos negócios e em nossas vidas e aproveitar a s inúmeras oportunidades que se desenham à nossa frente.

Bem vindo à década 2020 – 2030: a década da transformação radical, da mudança de pressupostos, da quebra das verdades absolutas e do mar de oportunidades.


Assina esse texto: Luis Rasquilha (CEO da Inova Consulting e Inova Business School)

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Inova Consulting

A Inova Consulting é uma empresa global, com matriz no Brasil e presença na Europa e Estados Unidos, que atua na consultoria e treinamento de futuro, tendências e inovação estratégica para a gestão. Através do conhecimento dos cenários, das megatendências, das tendências comportamentais e das tendências de negócio, produz insights aplicáveis aos negócios, com DNA inovador e forte orientação ao futuro.

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook