Transportes

Gigante chinesa Baidu planeja lançar ônibus autônomos no Japão

A gigante chinesa Baidu está planejando lançar ônibus autônomos no Japão. Com capacidade para acomodar 14 passageiros, os novos veículos Apolong não terão assentos para motoristas ou mesmo volantes. De acordo com executivos da empresa, as primeiras unidades deverão chegar ao Japão no início de 2019.

Os planos da Baidu

Os executivos anunciaram as intenções durante a Baidu Create 2018, a conferência anual de desenvolvedores de inteligência artificial (AI) da empresa em Pequim, China. De acordo com eles, até o momento foram produzidos 100 ônibus autônomos, que terão em sua estrutura um chip AI de alto desempenho.

Chamado Kunlun, em homenagem à cordilheira, o chip foi projetado para lidar com uma ampla variedade de cenários de IA. A iniciativa faz parte dos planos da Baidu de executar a computação intensiva em todos os seus produtos e serviços – de data centers a condução autônoma.

Baidu 01
Os primeiros ônibus autônomos deverão chegar ao Japão no início de 2019 (Crédito: Baidu)

Onibus autônomos no Japão

Para viabilizar o projeto, a Baidu anunciou parceria com a SB Drive, uma subsidiária do SoftBank Group dedicada a desenvolver tecnologia de veículos autônomos ao transporte público. A gigante chinesa também firmou contrato com a empresa King Long, que ficará responsável pela fabricação de novos ônibus.

Os veículos terão autonomia de nível 4. Ou seja: não precisam de direção humana, mas não são projetados para lidar com todos os cenários de direção possíveis. Assim sendo, os ônibus autônomos deverão inicialmente percorrer somente áreas geográficas específicas – e não toda a cidade.

Baidu 02
Os veículos terão autonomia de nível 4 (Crédito: Baidu)

Transporte público e automação

O transporte público é visto por muitos países como uma alternativa para reduzir o congestionamento urbano. Além disso, especialistas apontam que os veículos autônomos serão muito mais seguros do que seus equivalentes humanos. Isso leva as empresas a unir transporte público com automação.

Em suma, ônibus autônomos poderão se tornar uma maneira segura e ambientalmente correta de deslocamento nas grandes cidades. Embora a gigante chinesa Baidu tenha fechado seu escritório no Brasil há poucos dias, parece estar pronta para ajudar a inaugurar uma nova era de transporte no mundo oriental.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação

Futuro Exponencial é um site que se dedica a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook