Sustentabilidade

Austrália está usando toners de impressora reciclados para pavimentar estradas

Uma mistura química composta por toners de impressora reciclados está sendo usada para pavimentar estradas em Sydney, na Austrália. A composição é capaz de eliminar buracos e rachaduras e, se comparada ao asfalto tradicional, apresenta potencial de reduzir as emissões de CO2 em 40%.

A tecnologia (TonerPave) foi desenvolvida pelo Downer Group, prestador de serviços de infraestrutura rodoviária na cidade, e pela empresa Close the Loop, que atua no ramo de reciclagem de toners. Cada tonelada do produto substitui 600 quilos de betume e 400 quilos de agregados finos, como areia e solo.

Toners de impressão reciclados

Teoricamente, todo o pó de toner desgastado na Austrália poderá ser empregado no futuro para desenvolver as misturas asfálticas. De acordo com Peter Tamblyn, gerente de marketing da empresa Close the Loop, com apenas 100 cartuchos de toner é possível pavimentar uma tonelada de asfalto.

toners 01
A mistura tem potencial de reduzir as emissões de CO2 em 40% (Crédito: CNBC)

A produção do TonerPave exige, porém, a colaboração dos consumidores. Em 2015, a coleta de toners em Sydney rendeu 14.500 toneladas da mistura, o suficiente para pavimentar 120.000 m² de estrada. Apesar dos avanços, muitas pessoas seguem preferindo jogar o toner no lixo em vez de reciclá-lo.

Se pudéssemos colocar as mãos em todo o toner usado da Austrália, nós o usaríamos com prazer. (…) O resto do mundo está olhando para isso. – Peter Tamblyn (Gerente de marketing da Close the Loop)

toners 02
A composição é capaz de eliminar buracos e rachaduras nas estradas (Crédito: CNBC)

Comprometida a reduzir as emissões de gases do efeito estufa em 70% até 2030, Sydney já reciclou mais de 20.000 toneladas de resíduos de cartuchos. As estradas, aliás, não são a única maneira de reutilizar os toners, que também podem ser aplicados na construção de bancos de parque e materiais escolares.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação

Futuro Exponencial é um site que se dedica a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook