Virtualidade

Realidade aumentada está agora sendo usada para construir espaçonaves

Engenheiros da Lockheed Martin estão usando headsets de realidade aumentada para construir a próxima espaçonave da NASA. Conforme os funcionários da empresa aeroespacial, a tecnologia otimiza o tempo, facilita o trabalho e, acima de tudo, evita a leitura de milhares de páginas de instruções.

Em síntese, para cada novo projeto, a Lockheed geralmente monta uma lista de instruções para construção. Às vezes, o material pode chegar a milhares de páginas. Mas, para construir a nova espaçonave da NASA, os engenheiros decidiram mudar radicalmente a maneira como as coisas são feitas.

Realidade aumentada na indústria aerospacial

Os engenheiros estão usando o HoloLens da Microsoft para acelerar a construção da Orion, a próxima cápsula espacial da NASA. Embora já tenha sofrido muitos atrasos, a espaçonave está sendo desenvolvida para explorar o espaço profundo e transportar astronautas a destinos como Lua e Marte.

construir 01
Os engenheiros estão usando o HoloLens da Microsoft (Crédito: Lockheed Martin)

Leia também:

  • Lockheed Martin revela conceito de espaçonave para missões a Marte (aqui)

Com os headsets da Microsoft, os engenheiros da empresa podem ver hologramas da espaçonave em tempo real. Em resumo, essa sobreposição inclui tudo, desde o número e modelo de peças até as informações mais técnicas. Os funcionários podem até mesmo enxergar onde fazer furos e prender os fixadores.

A Lockheed Martin não é exatamente a primeira a usar realidade aumentada para projetar espaçonaves. Nos últimos anos, empresas como Boeing e Airbus também experimentaram. Mas, enquanto que para essas empresas a tecnologia não progrediu além da fase de testes, para a Lockheed se tornou rotina.

Construir e consertar espaçonaves no espaço?

A empresa está tão confiante na tecnologia que espera utilizá-la também no espaço. Enfim, a maneira com que os engenheiros usam os headsets aqui na Terra poderá incentivar os astronautas em órbita. Quem sabe os viajantes espaciais até realizem manutenções na espaçonave a partir da realidade aumentada.

Queremos que os astronautas consigam (…) ter uma capacidade de manutenção muito mais intuitiva do que ler texto ou desenhar conteúdo. — Shelley Peterson (Chefe de tecnologias emergentes da Lockheed Martin)

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação

Futuro Exponencial é um site que se dedica a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook