Cultura

Artistas criam 6 ilustrações de trabalhos que poderão existir em 2030

No final do mês passado, diversos líderes mundiais se reuniram em Davos, na Suíça, para pensar sobre o futuro no 48º Fórum Econômico Mundial. Durante o encontro, um grupo de artistas escutou atentamente os painéis de discussão e, ao final, criou 6 ilustrações de trabalhos que poderão existir em 2030.

Refinadas pela agência digital AKQA e pelo estúdio Happy Finish, em colaboração com o Misk Global Forum, as imagens apresentam trabalhos que, à primeira vista, parecem mais ficção científica do que realidade. Porém, alguns estão bem fundamentados e refletem para onde a tecnologia está caminhando.

O futuro do trabalho imaginado por artistas

Confira a seguir as ilustrações de futuros postos de trabalho, que vão desde recicladores de aterros até cirurgiões remotos robotizados. As imagens foram concebidas durante os painéis de discussão do 48º Fórum Econômico Mundial e finalizadas poucos dias após o evento anual:

1. Reciclador de aterros

Profissional responsável por recuperar materiais depositados em aterros para posterior reutilização em novas produções. A atividade faz sentido em um futuro no qual os países serão capazes de produzir localmente todos os itens, ferramentas e produtos que desejarem.

artistas 01

2. Conservacionista de identidade nacional

Profissional responsável por preservar, digitalmente, monumentos históricos ou construções importantes na história de determinada cidade ou país, com o objetivo de eternizá-las. Hoje, profissionais já usam lasers para preservar antiguidades. O conservacionista de identidade nacional seria o próximo passo dessa atividade.

artistas 02

3. Engenheiro de blockchain

Profissional responsável por expandir a infra-estrutura da tecnologia blockchain, permitindo que todas pessoas possam acessá-la, mesmo nas áreas mais remotas do planeta. A atividade faz sentido no contexto atual dessa tecnologia, que está provocando uma das maiores revoluções do século 21.

artistas 03

4. Operador de impressora 3D para superestruturas

Profissional responsável por operar impressoras 3D para erguer estruturas de grande porte, tais como arranha-céus, além de gerenciar os processos construtivos. A atividade faz sentido no contexto atual da impressão 3D, técnica que hoje já está sendo usada para construir casas inteiras.

artistas 04

5. Eticista de tecnologias públicas

O termo eticista, embora pouco usado no cotidiano, remete ao especialista em ética. No futuro imaginado pelos artistas, o eticista de tecnologias públicas seria o profissional responsável por avaliar novas tecnologias com a finalidade de decidir se são (ou não) apropriadas para uso público.

artistas 05

6. Cirurgião remoto robotizado

Hoje, metade da população mundial não tem acesso a serviços essenciais de saúde. O cirurgião remoto robotizado ofereceria cuidados de saúde a pacientes em áreas rurais e de difícil acesso. Em síntese, um médico “entraria” em um robô com conexão 5G para fornecer cuidados de saúde a pessoas necessitadas.

artistas 06

E você? Acredita que esses trabalhos venham a se tornar realidade em apenas 12 anos? Deixe seu comentário abaixo!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação

Futuro Exponencial é um site que se dedica a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook