Cultura

Conheça Framework, o maior arranha-céu de madeira das Américas

O Estado de Oregon concedeu nessa semana uma licença para a construção do primeiro arranha-céu de madeira das Américas. O edifício, denominado Framework, foi projetado pelo escritório de arquitetura Lever Architecture e será construído na cidade de Portland, nos Estados Unidos.

O projeto pretende impulsionar o desenvolvimento urbano sustentável, rejuvenescer a indústria madeireira de Portland e fornecer habitação a preços acessíveis. Na visão da Lever Architecture,

Framework é parte de um ciclo mutuamente benéfico entre os recursos naturais, as indústrias de madeira rurais que dependem desses recursos, e as cidades servidas pela conclusão destes edifícios. – Lever Architecture

O maior arranha-céu de madeira das Américas

O arranha-céu terá um total de 90 mil metros quadrados. Em síntese, é composto de escritórios e apartamentos, além de um terraço e um jardim. Ele abrange 12 andares e 43 metros de altura. Além disso, está configurado para ser a estrutura de madeira mais alta dos Estados Unidos.

madeira design
Framework será o maior arranha-céu de madeira dos Estados Unidos (Crédito: Lever Architecture)

O arranha-céu será construído com madeira laminada cruzada (cross laminated timber – CLT). Para produzi-la, os fabricantes alinham placas de madeira em camadas perpendiculares, colando-as como “sanduíches gigantes” antes de deslizar os painéis resultantes para secar. 

A CLT é fácil de ser instalada e tem flexibilidade de design. Ela praticamente não gera desperdício no local e reduz os impactos ambientais. Além disso, a tecnologia pode ser projetada para resistir ao fogo intenso. E isso por 120 minutos, sem comprometer a estrutura do edifício.

madeira camada
Em síntese, uma amostra de CLT (Crédito: AP Photo / Don Ryan)

A construção de madeira pode parecer antiquada para alguns, mas o material – particularmente em sua forma CLT – está passando por um renascimento devido à sua capacidade de ser tão forte quanto o aço. Assim, a tecnologia é uma alternativa vantajosa para materiais convencionais como concreto, alvenaria ou aço.

madeira interior
Só para ilustrar: a tecnologia de CLT é leve, porém muito resistente (Crédito: Lever Architecture)

Projetos como o edifício Framework apresentam uma nova oportunidade para o Oregon, e estamos perfeitamente adequados para assumir. – Kate Brown (Governadora de Oregon)

A construção deverá começar em setembro de 2017. Já o prédio está programado para ser inaugurado em 2019, com uma exposição no térreo. Enfim, Framework poderá fomentar uma demanda por arranha-céus de madeira em áreas urbanas, criando mais empregos e oportunidades a todos.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação

Futuro Exponencial é um site que se dedica a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook

Leia também

Fechar