cidades
Cultura

Conheça o incrível arranha-céu que poderá alimentar cidades inteiras no futuro

Projetado por arquitetos poloneses, o Mashambas Skyscraper foi premiado pela revista de design eVolo

Todos os anos, a revista de design eVolo realiza a sua famosa competição de arranha-céus. A premiação teve início em 2006 e, desde então, tem valorizado ideias visionárias que desafiam a forma como entendemos a arquitetura vertical e como projetamos nossas cidades.

A edição de 2017 contou com a inscrição de 444 projetos, dos quais 22 receberam menções honrosas do júri. Mas quem levou o primeiro lugar este ano foi o Mashambas Skyscraper. A iniciativa consiste em uma torre de fazenda vertical que seria capaz de alimentar uma cidade inteira na África subsaariana.

cidades estrutura

As plantações ficariam concentradas nos andares superiores

Uma luz para as cidades africanas

Projetado pelos arquitetos poloneses Pawel Lipiński e Mateusz Frankowski, o arranha-céu possibilitaria que pequenos agricultores realizassem o plantio e colheita de alimentos nos andares superiores. Os demais andares contariam com salas de aula e um consultório médico. E o andar térreo incluiria um mercado ao ar livre.

cidades planta

O complexo teria até mesmo um espaço para acomodar drones

Ao oferecer oportunidades agrícolas à comunidade, o projeto não apenas ajudaria a combater a fome em cidades empobrecidas nos países africanos como permitiria que os agricultores pudessem vender suas colheitas.

Cidades verdes

Para os arquitetos responsáveis, o principal objetivo do projeto é trazer uma “revolução verde” para as pessoas mais pobres, oferecendo treinamento, fertilizantes e sementes aos pequenos agricultores. O Mashambas Skyscraper possibilitaria a todos a oportunidade de produzir tanto quanto as grandes fazendas modernas.

A estrutura em si seria composta de elementos modulares simples, que poderiam ser desmontadas e transportados para diferentes locais, conforme a necessidade da comunidade. Assim, quando a agricultura em torno do edifício começasse a florescer, a comunidade local poderia se deslocaria facilmente para outros lugares.

Embora o Mashambas Skyscraper seja apenas um conceito por enquanto, Lipiński e Frankowski pretendem torná-lo realidade em breve. O arranha-céu deverá ser construído no sul do deserto do Saara.

Muitos acreditam atualmente que a agricultura é o motor para acabar com a fome na África. Ainda que não tenha a pretensão de solucionar o problema a curto prazo, o projeto poderá ser um importante passo para introduzir o conceito de fazendas verticais no país e contribuir para alimentar cidades inteiras no futuro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Futuro Exponencial é um site dedicado a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade. Contate-nos: contato@futuroexponencial.com

Comentários no Facebook