complexo
Cultura

Arquiteto projeta complexo futurista coberto por “árvores gigantes”

O conceito está sendo construído na cidade do Cairo (Egito)

O arquiteto belga Vincent Callebaut, conhecido por suas construções autossustentáveis, projetou um deslumbrante complexo futurista para o Egito. Denominado The Gate, o conceito reúne estruturas cilíndricas cobertas de plantas, 1.000 apartamentos inteligentes, um shopping center e um estacionamento subterrâneo.

Ao combinar ‘mega árvores’ com estruturas sólidas, o projeto se propõe a transformar a cidade do Cairo em um ecossistema vertical, verde e hiperconectado. Para Callebaut, a iniciativa também pretende aumentar a conscientização sobre a arquitetura verde e sustentável:

O principal objetivo deste projeto é aumentar a conscientização sobre a arquitetura sustentável e verde para lutar contra o aquecimento global e manter uma Terra ecológica para nossa próxima geração. – Vincent Callebaut

complexo 01

Oito edifícios se entrelaçam para formar o complexo (Crédito: Vincent Callebaut Architectures)

Um complexo futurista para o Egito

The Gate é organizado em torno de uma rua central chamada Boulevard, que atua virtualmente como a espinha do projeto habitacional. Anexados à rua serão construídos 1.000 apartamentos inteligentes, inteiramente equipados com sensores de detecção de movimento e ajuste de temperatura.

complexo 02

O complexo será composto por 1.000 apartamentos inteligentes (Crédito: Vincent Callebaut Architectures)

A estrutura abrangerá “paredes vivas” cilíndricas que ajudarão a fornecer ventilação natural e consumir dióxido de carbono. Os edifícios serão parcialmente alimentados por energia solar e por vento, à semelhança de iniciativas anteriores de Vincent Callebaut que utilizam a mesma tecnologia.

complexo 03

O arquiteto Vincent Callebaut é conhecido por seus projetos autossustentáveis (Crédito: Vincent Callebaut Architectures)

The Gate incluirá três andares de escritórios e um shopping de três andares com quatro níveis subterrâneos para estacionamento. Os pisos superiores do complexo serão conectados por pontes para pedestres e oferecerão playgrounds para crianças, além de jardins para cultivo de frutas e legumes.

complexo 04

O complexo incluirá três andares de escritórios e um shopping de três andares (Crédito: Vincent Callebaut Architectures)

The Gate foi encomendado pelo desenvolvedor local Abraj Misr. O projeto está sendo construído no distrito de Heliópolis, no Cairo e, segundo as estimativas de Callebaut, deverá ser concluído até 2019.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Futuro Exponencial é um site dedicado a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade. Contate-nos: contato@futuroexponencial.com

Comentários no Facebook