Tecnologia

Alo é um conceito futurista de smartphone que combina hologramas e comando de voz

Dois designers franceses propuseram um conceito radical para o futuro dos smartphones baseado em hologramas e comando de voz. Chamado Alo, o dispositivo apresenta um casco “gelatinoso”, translúcido e alongado, projetado para se encaixar naturalmente na mão.

Criado pelo designer Jérôme Olivet, sob a direção artística de Philippe Starck, o conceito abandona todas as funções clássicas dos nossos smartphones atuais. Em vez de ter uma tela sensível ao toque, Alo projeta todas as mensagens, fotografias ou filmes em hologramas tridimensionais.

A Alo fornece uma interface totalmente vocalizada em todas as funções do telefone, lê SMS e e-mails e até permite que dite suas mensagens em vez de digitá-las. – Jérôme Olivet 

alo 01
Alo projeta todas as mensagens, fotografias ou filmes em hologramas 3D (Crédito: Deezen)

Alo, o smartphone do futuro?

Alo é equipado com equipado com um sofisticado software de reconhecimento de fala, tornando desnecessário quaisquer comandos adicionais. Jérôme Olivet acrescenta que a câmera do dispositivo atua como um “olho” capaz de ler e detectar textos ou identificar rostos de pessoas.

alo 02
O conceito é equipado com equipado com um sofisticado software de reconhecimento de fala (Crédito: Deezen)

O centro do aparelho apresenta um núcleo de liga de alumínio projetada para funcionar como uma interface háptica, oferecendo feedback ao usuário através de calor e vibração. Mas talvez um detalhe mais impressionante seja a capacidade do dispositivo se reparar automaticamente caso seja danificado.

alo 03
A pele translúcida permite que o dispositivo se regenere sempre que danificado (Crédito: Deezen)

Embora os designers apresentem uma visão radical para o futuro dos smartphones, a tecnologia de reconhecimento e comando de voz está se tornando cada vez mais presente em dispositivos eletrônicos, como demonstram os lançamentos dos assistentes inteligentes Amazon Echo e Google Home.

Alo é um conceito por enquanto, mas Jérôme Oliver e Philippe Starck planejam modelar o primeiro protótipo em breve, com o apoio da marca francesa de eletrônicos Thomson.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação

Futuro Exponencial é um site que se dedica a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook