Airbus
Transportes

Airbus planeja colocar táxis voadores em funcionamento até 2018

O modelo CityAirbus poderá alcançar uma velocidade de cruzeiro de 120 km/h

A empresa francesa Airbus revelou planos para colocar o seu táxi voador, o CityAirbus, em funcionamento até 2018. O anúncio foi divulgado no começo desta semana, após a conclusão dos primeiros testes em grande escala do sistema de propulsão da aeronave, que foram muito bem sucedidos.

Conheça o táxi voador da Airbus

CityAirbus é um veículo de decolagem e aterragem vertical (VTOL, em inglês) totalmente elétrico e alimentado por bateria. A aeronave foi projetada para transportar passageiros sobre megacidades congestionadas e levá-los de forma rápida e ecológica a destinos como aeroportos ou estações de trem.

Airbus 01

CityAirbus é um veículo de decolagem e aterragem vertical totalmente elétrico (Crédito: Airbus)

Agora temos uma melhor compreensão do desempenho do sistema inovador de propulsão elétrica do CityAirbus, que continuaremos a amadurecer através de testes rigorosos ao iniciar a montagem do demonstrador de voo em escala total. – Marius Bebesel (engenheiro-chefe do CityAirbus)

Com motores elétricos Siemens de 100 KW, o modelo tem quatro hélices canalizadas que contribuem para a segurança dos passageiros e para tornar o voo mais silencioso. A equipe desenvolvedora verificou cuidadosamente o desempenho individual das hélices e está confiante em suas propriedades.

Airbus 02

O modelo tem motores elétricos Siemens de 100 KW e quatro hélices canalizadas (Crédito: Airbus)

O veículo será projetado para transportar até quatro passageiros e poderá alcançar uma velocidade de cruzeiro de 120 km/h. O táxi voador será operado primeiro por um piloto para facilitar a certificação e a aceitação do público, abrindo caminho para futuras operações totalmente autônomas.

Táxis voadores serão uma realidade no futuro?

Aeronaves elétricas de controle autônomo prometem invadir as grandes cidades e revolucionar a mobilidade urbana no futuro. A empresa alemã E-volo assinou recentemente um acordo com o Governo de Dubai para começar a experimentar táxis voadores autônomos na cidade.

A empresa de transporte privado Uber está se preparando para implantar seus táxis voadores em duas cidades americanas (Dallas e Fort Worth, ambas no Texas) e também em Dubai. Os veículos serão projetados para transportar passageiros entre subúrbios e cidades, e dentro das cidades.

Somando-se a todas estas iniciativas, a Airbus agora entra em cena, prometendo o primeiro voo do CityAirbus para o final de 2018. Ao que tudo indica, táxis voadores serão mesmo uma realidade nos próximos anos.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Futuro Exponencial é um site dedicado a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade. Contate-nos: contato@futuroexponencial.com

Comentários no Facebook