Transportes

AeroMobil apresenta seu mais novo conceito de carro voador

A empresa eslovaca AeroMobil apresentou nesta semana seu mais novo conceito de carro voador. Ao contrário dos protótipos anteriores – que voavam como aviões convencionais –, o recém-revelado modelo AeroMobil 5.0 VTOL será capaz de decolar e pousar verticalmente, como um helicóptero.

Há quase duas décadas, a AeroMobil vem se dedicando a aperfeiçoar seus protótipos de veículos aéreos. Em 2014, foi lançado o modelo 3.0. Mais recentemente, o modelo 4.0. Agora, a empresa sediada em Bratislava revelou a versão que julga ser a mais avançada para revolucionar o transporte pessoal.

O  modelo acompanha a tendência VTOL (Vertical Take-Off and Landing). Além disso, oferece uma solução mais ampla à indústria (em formação) dos carros voadores. Enquanto o modelo anterior (4.0 STOL) precisava de um aeródromo para decolar/pousar, o novo conceito é capaz de levitar a partir de qualquer ponto.

AeroMobil 01
O novo conceito é capaz de levitar a partir de qualquer ponto (Crédito: AeroMobil)

O novo carro voador da Aeromobil

O design permitirá acomodar quatro passageiros. Cada ocupante desfrutará de uma experiência de bordo personalizada. E isso inclui informações sobre o voo, dispositivos de comunicação e conexão com a Internet. O objetivo é que os passageiros fiquem conectados mesmo enquanto estiverem no ar.

Embora tanto o modelo anterior (4.0 STOL) quanto o atual sejam capazes de voar, o 5.0 VTOL não necessita de pista para decolar. O veículo abre suas duas asas para que, então, dois rotores maiores forneçam propulsão para cima. Por fim, uma hélice instalada na partes de trás empurra o automóvel pelos ares.

AeroMobil 02
A versão 5.0 VTOL não necessita de pista para decolar (Crédito: AeroMobil)

O plano atual da empresa é colocar ambos os modelos em operação. Enquanto o 4.0 STOL desempenharia um papel importante em voos rápidos entre cidades próximas, o 5.0 VTOL seria utilizado para transportas pessoas a regiões metropolitanas, sobretudo pela flexibilidade de pousar e decolar em qualquer lugar.

AeroMobil 03
Em resumo, o modelo será capaz de acomodar quatro passageiros (Crédito: AeroMobil)

AeroMobil 5.0 VTOL ainda está em estágio inicial e deverá levar entre 7 e 10 anos para ser concluído. Neste meio-tempo, a empresa planeja lançar uma série limitada do modelo STOL, tendo como público-alvo proprietários com condições econômicas confortáveis – é dizer: pessoas que podem se privar de US$ 1,3 milhão.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação

Futuro Exponencial é um site que se dedica a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook