empreendedor
Negócios

6 mindsets que todo empreendedor deve desenvolver para obter sucesso no futuro

O mundo do empreendedorismo mudou muito nas últimas décadas, trazendo benefícios e novos desafios

Empreender – definitivamente – não é uma tarefa fácil. Ser empreendedor exige saber lidar com o fracasso, se dedicar exclusivamente a um projeto, viver momentos de alta incerteza, correr riscos e, acima de tudo, ter muita motivação e propósito.

O mundo do empreendedorismo mudou muito nas últimas décadas, sobretudo diante do surgimento da Internet, trazendo benefícios e, ao mesmo tempo, novos desafios.

Dentre os benefícios está o fato de que hoje cada um de nós tem acesso a mais capital, ferramentas tecnológicas, informações, talentos e poder computacional do que os CEOs das maiores empresas do mundo há apenas duas décadas.

Novos mindsets que todo empreendedor deve desenvolver

Já dentre os novos desafios está o fato de que, nessa época de profundas mudanças que estamos vivendo, todo aquele que deseja empreender deve desenvolver novos mindsets para obter sucesso no mercado de trabalho que está se construindo.

Pensando em todos estes aspectos, Peter Diamandis elenca 6 mindsets que todo empreendedor deve desenvolver para obter sucesso no futuro:

1. Compreender o crescimento exponencial

Vivemos em mundo acelerado, complexo e exponencial, mas insistimos em pensar de forma local e linear, como faziam nossos ancestrais.

Enquanto a tecnologia está dobrando de poder a cada 24 meses, nossos cérebros não tiveram uma evolução significativa em mais de um milhão de anos. Daí a necessidade de um novo mindset, voltado a compreender o crescimento exponencial.

Considerando que a tecnologia exponencial está transformando produtos e servidos em indústrias disruptivas, Diamandis desenvolveu a estrutura dos 6 D’s: uma lente através da qual contextualizou todas as mudanças e oportunidades tecnológicas:

  • Digitalização: todo empreendedor deve saber que praticamente qualquer coisa pode ser digitalizada (e se transformar em linguagem de “zeros” e “uns”).
  • Decepção: todo empreendedor deve compreender que, logo que um produto ou serviço é digitalizado, seu crescimento exponencial não é bem verificável. A duplicação de números pequenos (0,2, 0,4, 0,8…) quase não é percebida.
  • Disrupção: todo empreendedor devem entender que, após alcançar “1”, o crescimento exponencial começa a ser notado. E, após algumas duplicações, o número já ultrapassará 1 bilhão.
  • Desmaterialização: todo empreendedor deve saber que a tecnologia tem o potencial de transformar o que antes era tangível em aplicativos digitais (não carregamos mais um GPS, ele está em nossos smartphones);
  • Desmonetização: todo empreendedor deve compreender que a duplicação e transformação de coisas em aplicativos é essencialmente zero.
  • Democratização: todo empreendedor deve entender que, uma vez que os produtos e serviços estão digitais, eles se tornam globais e onipresentes.

A estrutura fornece ao empreendedor uma vantagem única em relação aos demais competidores. Para Diamandis, o empreendedor que deseja ser sucedido no futuro deve desenvolver um novo mindset para compreender o crescimento exponencial, e usar os 6Ds como um mapa tecnológico para capitalizar novas oportunidades.

2. Enxergar o mundo como algo abundante

Na visão de Peter Diamandis, os empreendedores que desejam ser bem sucedidos no futuro devem compreender que a tecnologia é uma força revolucionária com o inegável potencial de transformar a escassez em abundância.

Embora sejamos diariamente inundados de notícias negativas em jornais e telejornais, o mundo está se tornando melhor em diversos segmentos, incluindo comida, energia, educação, pobreza e saúde (uma série de gráficos sobre essas áreas podem ser vistos AQUI).

O empreendedor que seja obter sucesso no mercado do futuro deve desenvolver um novo mindset, enxergando o mundo como algo abundante (e não escasso).

3. Conhecer as tecnologias exponencias

De acordo com Peter Diamandis, todo empreendedor exponencial deve experimentar/testar/falhar constantemente e possuir um senso de curiosidade sobre 8 campos em crescimento exponencial, que poderão se transformar em indústrias disruptivas:

empreendedor futuro

As 8 tecnologias ilustradas na imagem acima estão permitindo que indivíduos possam concretizar aquilo que antes somente era possível pelos governos e grandes corporações.

Para obter sucesso no futuro, o empreendedor deve conhecer as tecnologias que estão em crescimento exponencial e entender as implicações de cada um desses campos.

4. Saber desenvolver um Propósito Tranformador Massivo (MTP) e um Moonshot

Para o cofundador da Singularity University, todo empreendedor exponencial deve ter seu próprio Massively Transformative Purpose (MTP).

O MTP é o grande “porquê” por trás de todo o trabalho realizado, que une e inspira todos a agir. Um MTP bem planejado e desenvolvido tem o poder de transformar indústrias, comunidades e, em última análise, todo o planeta.

Exemplos de MTP’S fortes:

  • Google: Organize the world’s information
  • TED: Ideas worth spreading
  • Tesla: Accelerate the transition to sustainable transportation

Para ter sucesso no mercado do futuro, todo empreendedor deve saber desenvolver um MTP para impulsionar seu moonshot, um produto ou serviço com o potencial de crescer dez vezes mais do que qualquer outro.

5. Aproveitar a sabedoria da multidão

Empreendedores têm a oportunidade de encontrar na multidão quase tudo o que precisam (ideias, capital, design, software) para impulsionar sua empresa.

Em um mundo hiperconectado como o nosso, existem inúmeras pessoas inteligentes e com tempo de livre que podem auxiliar a construir produtos, serviços, além de estimular a inovação.

Todo empreendedor tem hoje a possibilidade de criar campanhas de crowdfunding em plataformas como o Kickstarter para juntar bilhões de dólares e providenciar o capital necessário para impulsionar sua startup.

Tudo o que o empreendedor precisa é saber exatamente o que quer. Na maioria das vezes, ao saber o que se quer, a multidão faz todo o resto.

6. Saber agir, iterar (repetir) e experimentar

O empreendedor que deseja ser bem sucedido no futuro deve entender a importância da ação, iteração rápida e experimentação.

Um produto nunca estará inteiramente pronto ou acabado: sempre haverá elementos que poderão ser aprimorados. Logo, esperar que o produto atinja a “perfeição” – para, somente então, ser lançado no mercado – pode ser um erro fatal para qualquer startup.

O empreendedor deve testar as ideias o quanto antes, para que possa assim aprimorá-las repetidamente. Ao desenvolver esse mindset, o empreendedor maximiza as chances de que o produto ou serviço alcance o sucesso.

Saber agir, repetir e experimentar é saber se reinventar a todo tempo, impulsionando a inovação e criando soluções criativas a problemas anteriormente não solucionáveis.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Futuro Exponencial é um site dedicado a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade. Contate-nos: contato@futuroexponencial.com

Comentários no Facebook